PERCEPÇÕES DE AUTOEFICÁCIA E DE SATISFAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES LABORAIS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36694 |
Resumo: | O estudo visa a percepção de autoeficácia(AEF) de professores de Educação Física mediante uma pesquisa de campo de natureza descritiva e analítica. O objetivo é avaliar as percepções deAEF e de satisfação dos professores de Educação Física(EF) relativa à atuação profissional. O estudo foi realizado com 14 professoresEF. O instrumento foi um questionário estruturado com 16 questões de caracterização do professor e mais 24 que se referiam à Escala deAEF, em 2 dimensões: Intencionalidade e Manejo. Os resultados são os professores apresentarem elevados indicadores deAEF, tais como: satisfação na profissão; o tempo na docência e turmas menores. A dimensão Intencionalidade apresentou maiores médias que Manejo, concluindo-se que fatores relacionados à satisfação e ao contexto do trabalho docente que mais influenciam. |
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PERCEPÇÕES DE AUTOEFICÁCIA E DE SATISFAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES LABORAISEficácia; Ensino; Prática docenteO estudo visa a percepção de autoeficácia(AEF) de professores de Educação Física mediante uma pesquisa de campo de natureza descritiva e analítica. O objetivo é avaliar as percepções deAEF e de satisfação dos professores de Educação Física(EF) relativa à atuação profissional. O estudo foi realizado com 14 professoresEF. O instrumento foi um questionário estruturado com 16 questões de caracterização do professor e mais 24 que se referiam à Escala deAEF, em 2 dimensões: Intencionalidade e Manejo. Os resultados são os professores apresentarem elevados indicadores deAEF, tais como: satisfação na profissão; o tempo na docência e turmas menores. A dimensão Intencionalidade apresentou maiores médias que Manejo, concluindo-se que fatores relacionados à satisfação e ao contexto do trabalho docente que mais influenciam.ISPGAYARepositório ComumCastro, DouglasAraújo, AnieleSilva, GabrielUstra, Sandro2021-06-07T14:06:05Z2021-05-312021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36694porCastro, D., Araújo, A., & Ustra, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.813514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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