Identidade e comportamentos autolesivos na adolescência final
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8030 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. |
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Identidade e comportamentos autolesivos na adolescência finalAdolescência finalComportamentos autolesivosIdentidadeNarrativa autobiográficaAutoconceitoLate adolescenceSelf-harm behavioursIdentitySelfconceptAutobiographical narrativesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Introdução: O objetivo deste estudo prende-se com o aprofundamento do conhecimento sobre a relação existente entre os comportamentos autolesivos (CAL) e a identidade na adolescência final. Este estudo distingue-se dos restantes pelo seu tema inovador e pela forma como é explorada a identidade, atendendo-se à componente emocional e à importância atribuída pelos adolescentes às suas auto perceções que, por sua vez, refletem os seus autoconceitos e narrativas autobiográficas. Método: Foi aplicado um protocolo online constituído por 3 instrumentos – Questionário “Eu Sou”, “Eu Serei” e “Eu Era”, Inventário de Comportamentos Autolesivos (ICAL) e Questionário Sociodemográfico – a 64 adolescentes de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos (M = 19.72; DP = 1.133), divididos em dois grupos naturais, de acordo com a presença ou ausência de historial de CAL. Resultados: Os resultados permitiram identificar narrativas patologizantes nos adolescentes com CAL, evidenciando dificuldades ao nível da atribuição de significado. Bem como, auto perceções e avaliações mais baixas dos autoconceitos nos adolescentes com CAL comparativamente com os adolescentes sem CAL. Conclusão: Os resultados do presente estudo evidenciam o importante papel da identidade para uma melhor compreensão dos CALIntroduction: This study intends to explore the relationship between self-harm behaviours (SHB) and identity, while introducting a new approach to study the identity by exploring the emotional valence and importance associated with the subjects narratives and self-concept domains. Method: An online protocol consisting on the Sociodemographic Questionnaire, the Task “I Was”, “I Am” and “I Will Be” and the portuguese version of the Inventory of Self-harm behaviours (ICAL) was answered by 64 adolescents from both genders, aged between 18 and 21 years (M = 19.72; SD = 1,133), divided into two natural groups, according to the presence or absence of a history of SBH. Results: The results revealed pathological narratives in adolescents with SHB, as well as, lower self-concept assessments in adolescents with SHB when compared to the subjects without SHB. Conclusion: The results of this study underline the important role of identity for a better understanding of CAL.Repositório do ISPACunha, Sara Martins da2022-11-10T01:30:13Z2021-02-022021-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8030202641155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-13T02:15:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:52.533887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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