Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5888
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_8ad03edbb71ce6b3926d48a5754b16b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbHMarketing corporativoIdentidade corporativaLean startupSoftware de gestão de projetoB2B - Business to bussinessCorporate marketingCorporate identityProject management softwareRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O papel do marketing tem vindo a evoluir a nível corporativo ao longo da história. Nas últimas duas décadas a literatura conceptualizou o marketing corporativo definindo-o como um paradigma que engloba a identidade, comunicação e branding, com influência na imagem e reputação de uma organização. Atributo essencial desta abordagem consiste num complexo sistema de interações que se estabelecem a nível corporativo com múltiplas redes relacionais e grupos de stakeholders. O interesse do estudo desta disciplina estende-se do marketing para o comportamento organizacional, estratégia e comunicação empresarial. Assim, o marketing corporativo inclui estratégia e cultura organizacional assim como a sua necessária relação de integração numa perspetiva unificadora. A realização de estágio em marketing corporativo na Insite IT, empresa austríaca especialista em gestão de grandes projetos de construção, com o objetivo central da ampliação dos materiais de marketing corporativo da empresa, proporcionou a experiência de participar na definição da estratégia corporativa da empresa e desenvolver materiais de marketing em ambiente de constante realização prática, tendo em conta os princípios do marketing corporativo. Foi adotada uma filosofia de gestão de empreendedorismo de ciclos curtos de experimentação e reflexão, parte da cultura da empresa, para a maximização da relevância das realizações no âmbito das tarefas da função de estagiário. Neste relatório de estágio são apresentadas em pormenor as características específicas que motivaram, condicionaram e caracterizaram a realização do estágio, assim como os seus objetivos particulares e trajeto adotado no sentido de os atingir. O acompanhamento próximo dos responsáveis da empresa proporcionou uma validação rápida dos ciclos de desenvolvimento do estágio, permitindo diversas realização a nível de materiais de marketing: manual de utilizador modernizado e atualizado, documentos de conteúdo acerca da empresa e do produto, vídeos institucionais e tutoriais acerca do produto e dos seus principais módulos e funcionalidades, assim como a tradução do software para a língua portuguesa.ABSTRACT: At corporate level, the role of marketing has been evolving over time. In the last two decades, literature conceptualized corporate marketing defining it as a paradigm that comprises identity, communication and branding, with influence on the image and reputation of an organization. An essential attribute of this approach is a complex system of interactions taking place at the corporate level with multiple relational networks and stakeholder groups. Interest in the study of this discipline extends from marketing to organizational behaviour, strategy and corporate communications. Thus, corporate marketing includes strategy and organizational culture as well as its necessary integrative relationship into a unifying perspective. Participating in an corporate marketing internship at Insite IT, Austrian company specialized in management of large scale construction projects, with the central goal of expansion of the corporate marketing materials of the company, provided the experience of engaging in defining the corporate strategy and develop marketing materials in a constant practical realization environment, taking into account the principles of corporate marketing. A philosophy of entrepreneurial management based on short cycles of experimentation and reflection, part of the company culture, was adopted to maximize the relevance of the achievements within the internship tasks. This report presents in detail the specific features that motivated, conditioned and characterized the realization of the internship, as well as its particular objectives and path adopted in order to achieve them. Close monitoring of the company's managing partners provided a quick validation of development cycles allowing several achievements in terms of marketing materials including: a modernized and updated user manual, a series of documents with content about the company and the product, a set of institutional and tutorial videos about the product and its main modules and features, as well as the translation of the software into Portuguese.Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLDiniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell2016-03-17T11:31:29Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5888TID:201043890porDINIZ, Francisco de Moura Coutinho Samwell - Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:06.480612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
title Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
spellingShingle Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
Diniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell
Marketing corporativo
Identidade corporativa
Lean startup
Software de gestão de projeto
B2B - Business to bussiness
Corporate marketing
Corporate identity
Project management software
title_short Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
title_full Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
title_fullStr Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
title_full_unstemmed Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
title_sort Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH
author Diniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell
author_facet Diniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Francisco de Moura Coutinho Samwell
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing corporativo
Identidade corporativa
Lean startup
Software de gestão de projeto
B2B - Business to bussiness
Corporate marketing
Corporate identity
Project management software
topic Marketing corporativo
Identidade corporativa
Lean startup
Software de gestão de projeto
B2B - Business to bussiness
Corporate marketing
Corporate identity
Project management software
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-03-17T11:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5888
TID:201043890
url http://hdl.handle.net/10400.21/5888
identifier_str_mv TID:201043890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DINIZ, Francisco de Moura Coutinho Samwell - Relatório de estágio em marketing corporativo na empresa Insite IT GmbH. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133408812597248