Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Débora
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1139
Resumo: Um número elevado de edifícios construídos até ao inicio da década de 80 foi projectado não tendo em conta as acções horizontais. Por este motivo a ocorrência de acções sísmicas poderá introduzir nessas estruturas danos de intensidade elevada. Os pilares são os elementos que merecem especial atenção, dado que o seu colapso conduz, geralmente, à rotura global da estrutura. Com o objectivo de desenvolver técnicas que permitam reforçar pilares, de forma mais eficaz e mais económica que as técnicas convencionais, foi recentemente iniciado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho um projecto de investigação envolvendo a aplicação de laminados de fibras de carbono no reforço deste tipo de elementos estruturais. O presente trabalho constitui a primeira fase deste projecto, centrando-se no desenvolvimento da técnica de aplicação do reforço para pilares com rotura por flexão e na análise e interpretação do comportamento de pilares pré- e pós-reforçados com laminados de fibras de carbono. O reforço é constituído por laminados de fibras de carbono com 9.55×1.46 mm2 de secção transversal embutidos no betão de recobrimento dos elementos de pilar por intermédio da utilização de materiais epóxidos.
id RCAP_8ad30e3ffca55c8c23ec9791e09db841
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbonoLaminados de fibras de carbonoPilaresAcção sismicaUm número elevado de edifícios construídos até ao inicio da década de 80 foi projectado não tendo em conta as acções horizontais. Por este motivo a ocorrência de acções sísmicas poderá introduzir nessas estruturas danos de intensidade elevada. Os pilares são os elementos que merecem especial atenção, dado que o seu colapso conduz, geralmente, à rotura global da estrutura. Com o objectivo de desenvolver técnicas que permitam reforçar pilares, de forma mais eficaz e mais económica que as técnicas convencionais, foi recentemente iniciado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho um projecto de investigação envolvendo a aplicação de laminados de fibras de carbono no reforço deste tipo de elementos estruturais. O presente trabalho constitui a primeira fase deste projecto, centrando-se no desenvolvimento da técnica de aplicação do reforço para pilares com rotura por flexão e na análise e interpretação do comportamento de pilares pré- e pós-reforçados com laminados de fibras de carbono. O reforço é constituído por laminados de fibras de carbono com 9.55×1.46 mm2 de secção transversal embutidos no betão de recobrimento dos elementos de pilar por intermédio da utilização de materiais epóxidos.Biblioteca Digital do IPBFerreira, Débora2009-03-30T14:41:05Z200020012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1139porFerreira, Débora (2000). Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono. Minho: Universidade do Minho. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:42.665523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
title Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
spellingShingle Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
Ferreira, Débora
Laminados de fibras de carbono
Pilares
Acção sismica
title_short Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
title_full Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
title_fullStr Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
title_full_unstemmed Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
title_sort Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono
author Ferreira, Débora
author_facet Ferreira, Débora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Laminados de fibras de carbono
Pilares
Acção sismica
topic Laminados de fibras de carbono
Pilares
Acção sismica
description Um número elevado de edifícios construídos até ao inicio da década de 80 foi projectado não tendo em conta as acções horizontais. Por este motivo a ocorrência de acções sísmicas poderá introduzir nessas estruturas danos de intensidade elevada. Os pilares são os elementos que merecem especial atenção, dado que o seu colapso conduz, geralmente, à rotura global da estrutura. Com o objectivo de desenvolver técnicas que permitam reforçar pilares, de forma mais eficaz e mais económica que as técnicas convencionais, foi recentemente iniciado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho um projecto de investigação envolvendo a aplicação de laminados de fibras de carbono no reforço deste tipo de elementos estruturais. O presente trabalho constitui a primeira fase deste projecto, centrando-se no desenvolvimento da técnica de aplicação do reforço para pilares com rotura por flexão e na análise e interpretação do comportamento de pilares pré- e pós-reforçados com laminados de fibras de carbono. O reforço é constituído por laminados de fibras de carbono com 9.55×1.46 mm2 de secção transversal embutidos no betão de recobrimento dos elementos de pilar por intermédio da utilização de materiais epóxidos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2001
2009-03-30T14:41:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1139
url http://hdl.handle.net/10198/1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Débora (2000). Pilares de betão armado reforçados com laminados de fibras de carbono. Minho: Universidade do Minho. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135146659545088