Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RVI22022 |
Resumo: | Enquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida. Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0. Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x̄ = 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x̄ = 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01). Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde. |
id |
RCAP_8b0b581d0011dedf9c30bd83cbede464 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúdeEstilos de vida de los estudiantes de educación superior: Contribuciones a la promoción de la saludEstilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúdeArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida. Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0. Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x̄ = 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x̄ = 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01). Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde.Background: The transition to higher education is a period of change during which students have new experiences that influence their lifestyles. Objective: To identify the domains of higher education students’ lifestyles that require intervention. Methodology: This cross-sectional descriptive correlational study was conducted with 522 higher education students. The Fantastic Lifestyle Assessment questionnaire was used, and statistical analysis was conducted using the IBM SPSS Statistics software – version 25.0. Results: The study participants had a median age of 22, and 78.4% were women. Of the 522 students in the sample, 17.8% were overweight and 6.3% were obese, 14.4% were diagnosed with a chronic disease, 35.6% had Very Good lifestyles, and 20.1% had Good lifestyles. The domains Health and sexual behavior (x̄ = 8.97/24) and Work/type of personality (x̄= 6.82/12) obtained negative scores. Significant differences were found in the questionnaire’s total score (U =19785.00; p < 0.05) when considering the variables Gender, with female students having better lifestyles (x̄ = 89.16; SD = 12.75) and Course year (H = 18.80; p < 0.01). Conclusion: Assessing higher education students’ lifestyles offers the possibility to describe the inter vention foci and guide the health promotion interventions.Marco contextual: La transición a la enseñanza superior representa un periodo de cambio en el que los jóvenes se enfrentan a nuevas experiencias con implicaciones para su estilo de vida. Objetivo: Identificar los dominios de los estilos de vida de los estudiantes de enseñanza superior que necesitan intervención. Metodología: Estudio descriptivo-correlacional, transversal, muestra de 522 estudiantes de enseñanza superior. Cuestionario de estilos de vida Fantástico. Análisis estadístico en IBM SPSS Statistics 25.0. Resultados: Mediana de edad de 22 años, el 78,4% del sexo femenino. De los 522 estudiantes, el 17,8% con exceso de peso; el 6,3 % con obesidad; el 14.4% con una enfermedad crónica; el 35,6% presentó estilos de vida muy bueno, y el 20,1% estilos de vida bueno. Salud y comportamento sexual destacó negativamente (x̄ = 8,97/24), Trabajo/Tipo Personalidad (x̄ = 6,82/12). Existen diferencias significativas en la puntuación global del cuestionario (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes mujeres con un mejor estilo de vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75) y dependiendo del año del curso (H = 18,80; p < 0,01). Conclusión: La evaluación de estilos de vida permitió caracterizar los focos de intervención y orientar las intervenciones de promoción de la salud.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RVI22022por2182-28830874-0283Ferreira, Maria Margarida Silva VieiraSantos, José ManuelSampaio, FranciscoMoreira, Maria TeresaNogueira, AssunçãoGuerra, ManuelaBrito, Irmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-03T16:00:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:30.939188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde Estilos de vida de los estudiantes de educación superior: Contribuciones a la promoción de la salud Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
title |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
spellingShingle |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde Ferreira, Maria Margarida Silva Vieira Artigos de Investigação |
title_short |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
title_full |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
title_fullStr |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
title_full_unstemmed |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
title_sort |
Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde |
author |
Ferreira, Maria Margarida Silva Vieira |
author_facet |
Ferreira, Maria Margarida Silva Vieira Santos, José Manuel Sampaio, Francisco Moreira, Maria Teresa Nogueira, Assunção Guerra, Manuela Brito, Irma |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Manuel Sampaio, Francisco Moreira, Maria Teresa Nogueira, Assunção Guerra, Manuela Brito, Irma |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Margarida Silva Vieira Santos, José Manuel Sampaio, Francisco Moreira, Maria Teresa Nogueira, Assunção Guerra, Manuela Brito, Irma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos de Investigação |
topic |
Artigos de Investigação |
description |
Enquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida. Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0. Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x̄ = 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x̄ = 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01). Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12707/RVI22022 |
url |
https://doi.org/10.12707/RVI22022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2883 0874-0283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131584712933376 |