Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isabel Maria Ribeiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66016
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
id RCAP_8b0c739dd3425239d04a86aecb5543aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumoAlcohol in the academic context: student´s perceptions on alcohol effectsPerceções do consumoIntegração académicaBinge drinkingPrevençãoAlcoolismoPerceptions of consumptionAcademic adjustmentBinge drinkingPreventionAlcoholismCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)O álcool, a droga mais conhecida e aceite pela sociedade, é muito procurado devido a fortes crenças que focam o olhar no seu efeito estimulante, provocador de euforia e sensação de segurança. Tomando os relatos dos consumidores, a experimentação é estimulada sobretudo pela curiosidade e procura de diversão. É vivida pelos jovens como uma ocorrência natural correspondente às expectativas suas e dos outros, sendo, geralmente, uma experiência em grupo, iniciada em ambientes festivos. Nem todos os consumidores de álcool sofrem de problemas graves relacionados com o seu consumo. No entanto, é a substância psicoativa lícita de abuso mais consumida em Portugal e está ligada a grandes problemas de saúde pública. Torna-se, assim, urgente promover a literacia em saúde que inclua estes problemas. Nesta dissertação, procuramos conhecer os comportamentos de consumo de bebidas alcoólicas e as perceções relacionadas com os seus efeitos junto dos jovens em fase de adaptação ao mundo académico e relacionamos estes dados com as experiências vividas no período antecedente e com a forma como estes estudantes percecionam a sua integração. Observamos a presença de mais perceções positivas nos estudantes com menor idade e nos que iniciaram os seus consumos em idade mais precoce. Quanto mais tarde aconteceu o primeiro consumo, mais aumentam as perceções negativas. Os estudantes que experimentaram mais cedo tendem a beber mais vezes e maior número de bebidas por noite ou festa, seja ao longo do ensino secundário, seja na universidade. Este estudo não mostra a existência de relação entre consumo de álcool e os níveis de integração percecionados, mas revela que os estudantes com perceções positivas consomem mais, ou seja, menor consciência dos riscos associa-se a comportamentos de consumo. Identificámos, ainda, uma correlação muito forte entre os comportamentos de consumo ao longo do secundário com os comportamentos em fase de integração no ensino superior. As conclusões deste trabalho reforçam a importância da intervenção precoce que possibilite ao indivíduo o desenvolvimento de capacidades para aceder à informação, compreendê-la, processá-la e utilizá-la para avaliar situações, balanceando recompensas e riscos de cada decisão, favorecendo uma vida saudável para si e para quem o rodeia.Alcohol, the most publicized and socially accepted drug, is highly demanded due to strong beliefs about its stimulating effect, cause of euphoria and safety sensation. First tastings of alcohol are stimulated especially by curiosity and by the search for fun. It is lived by the young as a natural occurrence, corresponding to their and other expectations, usually taking place in a group, in a festive atmosphere. Not all alcohol consumers suffer from serious problems related to the consumption. Nevertheless, alcohol is the most consumed psychoactive lawful abuse substance in Portugal and has a close relation with the major public health problems. Therefore, it becomes urgent to promote health literacy which includes these matters. We tried to understand behaviors linked to alcoholic beverages consumption and the perceptions related with its effects, amongst youngsters in adaptation phase to academic world, and we connected these data with the experiences of prior phases and with the way these students perceive their integration. We observed more positive perceptions in the younger students and in those who initiated their consumptions more prematurely. The later the first consumption occurred the more negative perceptions increase. Students who experienced alcoholic beverages sooner tend to drink more often and a larger number of drinks per night or party. This study doesn´t reveal the existence of connections between alcohol consumption and the perceived level of integration, disclosing, however, that students with positive perceptions drink more, meaning that lesser conscience of risks connects with consumption behaviors. We also identified a very strong correlation between consumption habits during secondary school and such habits throughout the integration period in University. The conclusions of this study reinforce the importance of early intervention, allowing the individual to develop capabilities to access, understand, process and use information, in order to assess risk. Educational actions are needed to enable the individual to evaluate rewards and risks of each decision, promoting a healthy life, both to the individual himself and to those around him.Almeida, Leandro S.Universidade do MinhoCosta, Isabel Maria Ribeiro da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66016por202412300info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:33.043573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
Alcohol in the academic context: student´s perceptions on alcohol effects
title Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
spellingShingle Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
Costa, Isabel Maria Ribeiro da
Perceções do consumo
Integração académica
Binge drinking
Prevenção
Alcoolismo
Perceptions of consumption
Academic adjustment
Binge drinking
Prevention
Alcoholism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
title_full Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
title_fullStr Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
title_full_unstemmed Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
title_sort Álcool no mundo académico: as perceções dos estudantes sobre os efeitos do consumo
author Costa, Isabel Maria Ribeiro da
author_facet Costa, Isabel Maria Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Isabel Maria Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Perceções do consumo
Integração académica
Binge drinking
Prevenção
Alcoolismo
Perceptions of consumption
Academic adjustment
Binge drinking
Prevention
Alcoholism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perceções do consumo
Integração académica
Binge drinking
Prevenção
Alcoolismo
Perceptions of consumption
Academic adjustment
Binge drinking
Prevention
Alcoholism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66016
url http://hdl.handle.net/1822/66016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202412300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132247513628672