A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thales Leite dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/106545
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o longo relacionamento que as obras de arte mantêm com as imagens que as representam. Imagens representando obras de arte podem ser vistas em livros, revistas, propagandas, programas de TV, filmes e, principalmente, na internet. O que distingue a experiência estética de uma reprodução e de uma obra original? Quais os objetivos, os limites e as especificidades da reprodução de uma obra de arte? Como essas imagens têm sido feitas ao longo da história e como são feitas na contemporaneidade? Existem critérios na produção de imagens que representam obras de arte? Se sim, quais? A partir da investigação sobre escritos de pensadores da imagem em bibliografia selecionada, e da análise de resultados de estudos no campo da estética experimental, vimos que, através de reproduções, somos capazes de perceber muitas das realizações do artista. Entretanto, ao aprofundarmos o estudo com a contextualização histórica de como imagens se tornaram multiplicáveis e como essas imagens são feitas atualmente, concluímos que a reprodução fotográfica é uma tomada de posição do fotógrafo a respeito de uma obra de arte. Isso pode não ficar claro em reproduções de obras bidimensionais, mas , quando percebemos que obras que não são planas precisam passar por um processo interpretativo por parte do fotógrafo, somos capazes de experimentar as imagens, enquanto produto desse procedimento, de forma menos ingênua. Dito isso, o nosso objetivo é investigar os limites e as possibilidades de uma experiência estética, intrinsecamente mediada.
id RCAP_8b0c839335c3e001acf65e5286c856ab
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/106545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduçõesArteEstéticaReproduçãoFotografiaAuraGravuraExperiência estéticaReprodutibilidade técnicaReproductionPhotgraphyPrintingsAesthetic experienceMechanical reproductionDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO objetivo deste trabalho é investigar o longo relacionamento que as obras de arte mantêm com as imagens que as representam. Imagens representando obras de arte podem ser vistas em livros, revistas, propagandas, programas de TV, filmes e, principalmente, na internet. O que distingue a experiência estética de uma reprodução e de uma obra original? Quais os objetivos, os limites e as especificidades da reprodução de uma obra de arte? Como essas imagens têm sido feitas ao longo da história e como são feitas na contemporaneidade? Existem critérios na produção de imagens que representam obras de arte? Se sim, quais? A partir da investigação sobre escritos de pensadores da imagem em bibliografia selecionada, e da análise de resultados de estudos no campo da estética experimental, vimos que, através de reproduções, somos capazes de perceber muitas das realizações do artista. Entretanto, ao aprofundarmos o estudo com a contextualização histórica de como imagens se tornaram multiplicáveis e como essas imagens são feitas atualmente, concluímos que a reprodução fotográfica é uma tomada de posição do fotógrafo a respeito de uma obra de arte. Isso pode não ficar claro em reproduções de obras bidimensionais, mas , quando percebemos que obras que não são planas precisam passar por um processo interpretativo por parte do fotógrafo, somos capazes de experimentar as imagens, enquanto produto desse procedimento, de forma menos ingênua. Dito isso, o nosso objetivo é investigar os limites e as possibilidades de uma experiência estética, intrinsecamente mediada.Most of our encounters with works of art happen through reproductions. The objective of this dissertation is to investigate the long relationship that works of art have kept with the images that represent them. Images representing works of art can be seen in books, magazines, advertisements, TV shows, movies and especially on the internet. What distinguishes the aesthetic experience of a reproduction from an original work? What are the goals, limits and specificities of the artwork reproductions? How have these images been made throughout history and how are they made in contemporary times? Are there any criteria in the production of images that represent works of art? If so, which ones? From investigating the writings of experts from selected bibliography and analyzing the results of studies in the field of experimental aesthetics, we realized that through reproductions we are able to perceive many of the artist's accomplishments. However, as we deepen our understanding with the historical contextualization of how images have become multipliable and how these images are made today, we conclude that photographic reproduction is a photographer's take on a work of art. This may not be clear in photographic reproductions of two-dimensional works, but, when we realize that works that are not flat need to undergo an interpretive process to become a representation, we are able to experience the images resulting from this procedure less naively. That said, our goal is to investigate the limits and possibilities of an intrinsically mediated aesthetic experience.Aparício, Maria IreneRUNPereira, Thales Leite dos Santos2020-11-03T15:08:02Z2020-09-072020-11-022020-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/106545TID:202523535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:51:26Zoai:run.unl.pt:10362/106545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:40:43.545170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
title A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
spellingShingle A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
Pereira, Thales Leite dos Santos
Arte
Estética
Reprodução
Fotografia
Aura
Gravura
Experiência estética
Reprodutibilidade técnica
Reproduction
Photgraphy
Printings
Aesthetic experience
Mechanical reproduction
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
title_full A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
title_fullStr A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
title_full_unstemmed A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
title_sort A Cópia Fiel – reflexões sobre a experiência estética da arte através de reproduções
author Pereira, Thales Leite dos Santos
author_facet Pereira, Thales Leite dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aparício, Maria Irene
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thales Leite dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Estética
Reprodução
Fotografia
Aura
Gravura
Experiência estética
Reprodutibilidade técnica
Reproduction
Photgraphy
Printings
Aesthetic experience
Mechanical reproduction
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Arte
Estética
Reprodução
Fotografia
Aura
Gravura
Experiência estética
Reprodutibilidade técnica
Reproduction
Photgraphy
Printings
Aesthetic experience
Mechanical reproduction
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description O objetivo deste trabalho é investigar o longo relacionamento que as obras de arte mantêm com as imagens que as representam. Imagens representando obras de arte podem ser vistas em livros, revistas, propagandas, programas de TV, filmes e, principalmente, na internet. O que distingue a experiência estética de uma reprodução e de uma obra original? Quais os objetivos, os limites e as especificidades da reprodução de uma obra de arte? Como essas imagens têm sido feitas ao longo da história e como são feitas na contemporaneidade? Existem critérios na produção de imagens que representam obras de arte? Se sim, quais? A partir da investigação sobre escritos de pensadores da imagem em bibliografia selecionada, e da análise de resultados de estudos no campo da estética experimental, vimos que, através de reproduções, somos capazes de perceber muitas das realizações do artista. Entretanto, ao aprofundarmos o estudo com a contextualização histórica de como imagens se tornaram multiplicáveis e como essas imagens são feitas atualmente, concluímos que a reprodução fotográfica é uma tomada de posição do fotógrafo a respeito de uma obra de arte. Isso pode não ficar claro em reproduções de obras bidimensionais, mas , quando percebemos que obras que não são planas precisam passar por um processo interpretativo por parte do fotógrafo, somos capazes de experimentar as imagens, enquanto produto desse procedimento, de forma menos ingênua. Dito isso, o nosso objetivo é investigar os limites e as possibilidades de uma experiência estética, intrinsecamente mediada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T15:08:02Z
2020-09-07
2020-11-02
2020-09-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/106545
TID:202523535
url http://hdl.handle.net/10362/106545
identifier_str_mv TID:202523535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138021505761280