Poluição dos oceanos através dos plásticos: uma proposta de intervenção com o modelo 5E no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33388 |
Resumo: | O presente relatório de estágio de Prática Pedagógica Supervisionada retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre a poluição dos plásticos nos oceanos numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O agravamento das problemáticas climáticas realça a importância da alteração de hábitos, práticas e pensamentos, de modo que a natureza posso regenerarse. Tendo isto em mente, a escola revela ter um papel fundamental para a promoção da sensibilização e consciencialização das crianças. É fulcral que os cidadãos mais novos desenvolvam uma postura crítica e que adotem hábitos e práticas sustentáveis, para que o ambiente tenha a possibilidade de se reequilibrar. Neste sentido, foram definidos os objetivos de intervenção-investigação, através dos quais se pretendia planificar e implementar um Projeto sobre a temática da poluição dos oceanos; avaliar as potencialidades e limites do Projeto e quais os seus efeitos no desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária. No enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de orientação CTSA, a metodologia IBSE e o modelo 5E. O projeto de intervenção-investigação englobou diversas técnicas de recolha de dados, como inquérito por questionário, observação participante e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e por uma análise quantitativa descritiva. Os resultados obtidos evidenciam que o projeto desenvolvido teve um efeito positivo no grupo de crianças, contribuindo para a sua consciencialização no que toca à poluição dos plásticos nos oceanos. |
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Poluição dos oceanos através dos plásticos: uma proposta de intervenção com o modelo 5E no 1º CEBIBSECTSAModelo dos 5E1º CEBPoluição dos oceanosPlásticosVida animalO presente relatório de estágio de Prática Pedagógica Supervisionada retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre a poluição dos plásticos nos oceanos numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O agravamento das problemáticas climáticas realça a importância da alteração de hábitos, práticas e pensamentos, de modo que a natureza posso regenerarse. Tendo isto em mente, a escola revela ter um papel fundamental para a promoção da sensibilização e consciencialização das crianças. É fulcral que os cidadãos mais novos desenvolvam uma postura crítica e que adotem hábitos e práticas sustentáveis, para que o ambiente tenha a possibilidade de se reequilibrar. Neste sentido, foram definidos os objetivos de intervenção-investigação, através dos quais se pretendia planificar e implementar um Projeto sobre a temática da poluição dos oceanos; avaliar as potencialidades e limites do Projeto e quais os seus efeitos no desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária. No enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de orientação CTSA, a metodologia IBSE e o modelo 5E. O projeto de intervenção-investigação englobou diversas técnicas de recolha de dados, como inquérito por questionário, observação participante e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e por uma análise quantitativa descritiva. Os resultados obtidos evidenciam que o projeto desenvolvido teve um efeito positivo no grupo de crianças, contribuindo para a sua consciencialização no que toca à poluição dos plásticos nos oceanos.This internship report falls within the scope of the Supervised Pedagogical Practice course and portrays the development of an intervention-research project on ocean plastics pollution in a class of the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education. The aggravation of the climate issues highlights the importance of the alteration of habits, practices, and thoughts, so nature can regenerate itself. Therefore, school reveals to have a fundamental role on the promotion of children’s awareness. It’s pivotal that the younger citizens develop a critical posture and adopt sustainable habits and practices, so the environment has the chance to rebalance itself. In this sense, the objectives of the intervention-research project were defined, which through them it was intended to plan and implement a Project about the ocean’s pollution; evaluate the potentialities and limits of the Project and what were its effects in the professional and personal development of the intern. In the theoretical framework of support to the intervention-research project, the concepts of CTSA orientation, IBSE method and 5E model are presented. The intervention-research project included diverse techniques of data collection, such as questionnaire surveys, participant observation and documentary collection. The data obtained was analysed with resources to the content analysis technique and by a quantitative descriptive analysis. The obtained results show that the project had a positive impact on the group of children, leading to its awareness when it comes to the pollution of the oceans.2022-03-07T09:21:02Z2021-12-13T00:00:00Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33388porSarabando, Andreia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:10Zoai:ria.ua.pt:10773/33388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.223709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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