Comunicação organizacional : o impacto da linguagem formal vs. informal na troca de e-mails
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32641 |
Resumo: | Atualmente, o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados nas organizações pelo que se revela importante destacar o seu papel na comunicação organizacional. Assim, o presente estudo procura explorar a relação entre a compreensão de diferentes estilos de comunicação, via e-mail, bem como a preferência do estilo de comunicação, considerando o sexo e a autoperceção do perfil profissional dos indivíduos. Para tal, recorreu-se a um método de estudo quantitativo que teve por base o desenvolvimento de um paradigma experimental que apresentou um conjunto de e-mails, em contexto de entrevista de emprego, aos quais foi pedido que os participantes indicassem o seu nível de compreensão dos mesmos. Foram ainda apresentadas duas questões, uma referente à preferência do estilo de comunicação e outra relativa à perceção do seu perfil profissional. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas na compreensão dos e-mails entre os sexos e entre os perfis profissionais bem como uma associação significativa entre a preferência do estilo de comunicação, via e-mail, e as variáveis acima referidas. Estes resultados contribuíram para a compreensão da importância da adequação do estilo comunicacional de acordo com os interlocutores para uma mais clara interpretação das mensagens, gerando assim um impacto positivo no desenvolvimento organizacional. |
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Comunicação organizacional : o impacto da linguagem formal vs. informal na troca de e-mailsComunicação organizacionalE-mailEstilos de comunicaçãoPerfis profissionaisDiferenças entre sexosOrganizational communicationCommunication stylesProfessional profilesGender differencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAtualmente, o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados nas organizações pelo que se revela importante destacar o seu papel na comunicação organizacional. Assim, o presente estudo procura explorar a relação entre a compreensão de diferentes estilos de comunicação, via e-mail, bem como a preferência do estilo de comunicação, considerando o sexo e a autoperceção do perfil profissional dos indivíduos. Para tal, recorreu-se a um método de estudo quantitativo que teve por base o desenvolvimento de um paradigma experimental que apresentou um conjunto de e-mails, em contexto de entrevista de emprego, aos quais foi pedido que os participantes indicassem o seu nível de compreensão dos mesmos. Foram ainda apresentadas duas questões, uma referente à preferência do estilo de comunicação e outra relativa à perceção do seu perfil profissional. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas na compreensão dos e-mails entre os sexos e entre os perfis profissionais bem como uma associação significativa entre a preferência do estilo de comunicação, via e-mail, e as variáveis acima referidas. Estes resultados contribuíram para a compreensão da importância da adequação do estilo comunicacional de acordo com os interlocutores para uma mais clara interpretação das mensagens, gerando assim um impacto positivo no desenvolvimento organizacional.Nowadays, e-mail is one of the most used means of communication in organizations, so it is important to highlight its role in organizational communication. This study seeks to explore a relation between the understanding of different communication styles, via e-mail, as well as the preference of the communication style, considering gender and individuals self-perception of their professional profile. To this end, I resorted to a quantitative study method that was based on the development of an experimental paradigm that presented a set of e-mails in the context of a job interview, to which participants were asked to indicate their level of understanding. Two questions were also raised, one regarding the preference of the communication style and another regarding the perception of their professional profile. The results showed statistically significant differences in the understanding of e-mails between genders and professional profiles as well as a significant association between the preference of the communication style, via e-mail, and the variables mentioned above. These results contributed to understand the importance of adapting the style according to the interlocutors for a clearer interpretation of messages, generating a positive impact on organizational development.Silva, Clédna Patrícia de OliveiraSobral, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Beatriz Isabel Ribeiro Valente2021-04-15T16:19:26Z2020-07-1720202020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32641TID:202646327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:13.414877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados nas organizações pelo que se revela importante destacar o seu papel na comunicação organizacional. Assim, o presente estudo procura explorar a relação entre a compreensão de diferentes estilos de comunicação, via e-mail, bem como a preferência do estilo de comunicação, considerando o sexo e a autoperceção do perfil profissional dos indivíduos. Para tal, recorreu-se a um método de estudo quantitativo que teve por base o desenvolvimento de um paradigma experimental que apresentou um conjunto de e-mails, em contexto de entrevista de emprego, aos quais foi pedido que os participantes indicassem o seu nível de compreensão dos mesmos. Foram ainda apresentadas duas questões, uma referente à preferência do estilo de comunicação e outra relativa à perceção do seu perfil profissional. Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas na compreensão dos e-mails entre os sexos e entre os perfis profissionais bem como uma associação significativa entre a preferência do estilo de comunicação, via e-mail, e as variáveis acima referidas. Estes resultados contribuíram para a compreensão da importância da adequação do estilo comunicacional de acordo com os interlocutores para uma mais clara interpretação das mensagens, gerando assim um impacto positivo no desenvolvimento organizacional. |
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