Representação da mulher na publicidade de revistas femininas portuguesas de 1962 e 1975: o caso da Eva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Lourenço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48308
Resumo: Portugal esteve sob um regime ditatorial de 1933 a 1974, e a forma como a mulher era vista na sociedade e consequentemente representada era muito conservadora, especialmente na publicidade. Inúmeros autores abordaram este tema, estudando a origem e impacto das representações das mulheres em anúncios publicitários. No entanto, a representação da mulher em publicidade de revistas femininas não tem sido muito estudada, sendo este o objeto de estudo desta dissertação. Pretende-se examinar a coerência entre o contexto socio cultural do pré e pós-revolução de 25 de abril de 1974 e a representação da mulher na publicidade, sendo os anos escolhidos os de 1962 e 1975. Considerando que o período pós revolução foi uma época em que a mulher portuguesa ganhou vários direitos legais e sociais, os objetivos desta investigação focam-se em estudar os valores associados à representação feminina e como o design publicitário passava essas mensagens. Através da junção e adaptação dos métodos de estudo de caso, análise de conteúdo e temática e expert interview, tenciona-se expor o diálogo entre a publicidade e a sociedade portuguesas, com o propósito de contribuir para que designers e publicitários possam tomar decisões na direção da equidade de género e para que a sociedade em geral possa estar mais atenta a tais questões.
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