Representação da mulher na publicidade de revistas femininas portuguesas de 1962 e 1975: o caso da Eva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48308 |
Resumo: | Portugal esteve sob um regime ditatorial de 1933 a 1974, e a forma como a mulher era vista na sociedade e consequentemente representada era muito conservadora, especialmente na publicidade. Inúmeros autores abordaram este tema, estudando a origem e impacto das representações das mulheres em anúncios publicitários. No entanto, a representação da mulher em publicidade de revistas femininas não tem sido muito estudada, sendo este o objeto de estudo desta dissertação. Pretende-se examinar a coerência entre o contexto socio cultural do pré e pós-revolução de 25 de abril de 1974 e a representação da mulher na publicidade, sendo os anos escolhidos os de 1962 e 1975. Considerando que o período pós revolução foi uma época em que a mulher portuguesa ganhou vários direitos legais e sociais, os objetivos desta investigação focam-se em estudar os valores associados à representação feminina e como o design publicitário passava essas mensagens. Através da junção e adaptação dos métodos de estudo de caso, análise de conteúdo e temática e expert interview, tenciona-se expor o diálogo entre a publicidade e a sociedade portuguesas, com o propósito de contribuir para que designers e publicitários possam tomar decisões na direção da equidade de género e para que a sociedade em geral possa estar mais atenta a tais questões. |
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Representação da mulher na publicidade de revistas femininas portuguesas de 1962 e 1975: o caso da EvaRepresentação da mulherPublicidade impressa portuguesaRevistas femininasPré e pós-revoluçãoPortugal esteve sob um regime ditatorial de 1933 a 1974, e a forma como a mulher era vista na sociedade e consequentemente representada era muito conservadora, especialmente na publicidade. Inúmeros autores abordaram este tema, estudando a origem e impacto das representações das mulheres em anúncios publicitários. No entanto, a representação da mulher em publicidade de revistas femininas não tem sido muito estudada, sendo este o objeto de estudo desta dissertação. Pretende-se examinar a coerência entre o contexto socio cultural do pré e pós-revolução de 25 de abril de 1974 e a representação da mulher na publicidade, sendo os anos escolhidos os de 1962 e 1975. Considerando que o período pós revolução foi uma época em que a mulher portuguesa ganhou vários direitos legais e sociais, os objetivos desta investigação focam-se em estudar os valores associados à representação feminina e como o design publicitário passava essas mensagens. Através da junção e adaptação dos métodos de estudo de caso, análise de conteúdo e temática e expert interview, tenciona-se expor o diálogo entre a publicidade e a sociedade portuguesas, com o propósito de contribuir para que designers e publicitários possam tomar decisões na direção da equidade de género e para que a sociedade em geral possa estar mais atenta a tais questões.Portugal was under a dictatorship from 1933 to 1974, hence the way women were seen and therefore represented was extremely conservative, especially in advertising. Countless authors have approached this theme, studying the origin and impact of the representation of women in advertising. Nevertheless, the representation of women in advertising found in female magazines has not been studied thoroughly. Consequently, this is the object of study of this thesis. The focus of this study is to examine the coherence between the social and cultural context of the pre and post-revolution that ended the Estado Novo in Portugal and the representation of women in Portuguese advertising. The chosen years for the investigation are 1962 and 1975, considering the fact that the post-revolution period was one where the Portuguese women gained several legal and social rights. The aim of the analysis is to study the values associated with women within the representation in advertising and how advertising design spreads those messages. Through the adaptation of four methods (case study, content analysis, thematic analysis and expert interview), it is intended to expose the dialogue between advertising and the Portuguese society, so that designers and advertising creatives can make decisions with gender equity in sight and that society in general may be more attentive to such issues.Viseu, AnaRamalho, Joana LourençoRepositório ComumSoares, Maria Lourenço2023-12-05T13:27:53Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48308TID:203415353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-07T16:07:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:30.685265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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