Hiperatividade com Défice de Atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Isabel Maria Lemos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3248
Resumo: Este trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.
id RCAP_8b8143e91a6821613e6c07accd7ac873
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hiperatividade com Défice de AtençãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDÉFICE DE ATENÇÃOHIPERATIVIDADE INFANTILTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADENECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISESTUDOS DE CASOEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONATTENTION DEFICITCHILD HYPERACTIVITYINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSCASE STUDIESEste trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.This work aims to understand a student attending 6th grade diagnosed with Hyperactivity Disorder Attention Deficit (HDAD) and promote a pedagogical response which minimizes the characteristics associated with it: hyperactivity, inattention and impulsivity. The student has difficulty maintaining engagement in activities and consequently exhibits behaviors that can lead to feelings of frustration for teachers and himself. To contextualize this subject we developed a reflection on HDAD and observed strategies that, according to the literature, may be set to use in the classroom. Considering that students with HDAD require dynamic and exciting activities we steered our study to observe the student in a classroom context, in interaction with digital tools designed specifically for this purpose, pedagogical strategy used in order to optimize student's learning style and improve the pedagogical relationship between who learns and who teaches. The results clearly show that students with HDAD benefit from use of information and communication technologies (ICT) to increase their attention and concentration and decrease disruptive behaviors.2013-02-25T11:29:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3248porVaz, Isabel Maria Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:45.205433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hiperatividade com Défice de Atenção
title Hiperatividade com Défice de Atenção
spellingShingle Hiperatividade com Défice de Atenção
Vaz, Isabel Maria Lemos
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DÉFICE DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE INFANTIL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT
CHILD HYPERACTIVITY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CASE STUDIES
title_short Hiperatividade com Défice de Atenção
title_full Hiperatividade com Défice de Atenção
title_fullStr Hiperatividade com Défice de Atenção
title_full_unstemmed Hiperatividade com Défice de Atenção
title_sort Hiperatividade com Défice de Atenção
author Vaz, Isabel Maria Lemos
author_facet Vaz, Isabel Maria Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Isabel Maria Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DÉFICE DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE INFANTIL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT
CHILD HYPERACTIVITY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CASE STUDIES
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DÉFICE DE ATENÇÃO
HIPERATIVIDADE INFANTIL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ATTENTION DEFICIT
CHILD HYPERACTIVITY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CASE STUDIES
description Este trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-25T11:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3248
url http://hdl.handle.net/10437/3248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131214749106176