Hiperatividade com Défice de Atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3248 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos. |
id |
RCAP_8b8143e91a6821613e6c07accd7ac873 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3248 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hiperatividade com Défice de AtençãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALDÉFICE DE ATENÇÃOHIPERATIVIDADE INFANTILTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADENECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISESTUDOS DE CASOEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONATTENTION DEFICITCHILD HYPERACTIVITYINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSCASE STUDIESEste trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.This work aims to understand a student attending 6th grade diagnosed with Hyperactivity Disorder Attention Deficit (HDAD) and promote a pedagogical response which minimizes the characteristics associated with it: hyperactivity, inattention and impulsivity. The student has difficulty maintaining engagement in activities and consequently exhibits behaviors that can lead to feelings of frustration for teachers and himself. To contextualize this subject we developed a reflection on HDAD and observed strategies that, according to the literature, may be set to use in the classroom. Considering that students with HDAD require dynamic and exciting activities we steered our study to observe the student in a classroom context, in interaction with digital tools designed specifically for this purpose, pedagogical strategy used in order to optimize student's learning style and improve the pedagogical relationship between who learns and who teaches. The results clearly show that students with HDAD benefit from use of information and communication technologies (ICT) to increase their attention and concentration and decrease disruptive behaviors.2013-02-25T11:29:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3248porVaz, Isabel Maria Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:45.205433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
title |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
spellingShingle |
Hiperatividade com Défice de Atenção Vaz, Isabel Maria Lemos EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DÉFICE DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE INFANTIL TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESTUDOS DE CASO EDUCATION SPECIAL EDUCATION ATTENTION DEFICIT CHILD HYPERACTIVITY INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS CASE STUDIES |
title_short |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
title_full |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
title_fullStr |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
title_full_unstemmed |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
title_sort |
Hiperatividade com Défice de Atenção |
author |
Vaz, Isabel Maria Lemos |
author_facet |
Vaz, Isabel Maria Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Isabel Maria Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DÉFICE DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE INFANTIL TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESTUDOS DE CASO EDUCATION SPECIAL EDUCATION ATTENTION DEFICIT CHILD HYPERACTIVITY INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS CASE STUDIES |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL DÉFICE DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE INFANTIL TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESTUDOS DE CASO EDUCATION SPECIAL EDUCATION ATTENTION DEFICIT CHILD HYPERACTIVITY INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS CASE STUDIES |
description |
Este trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-02-25T11:29:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3248 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550798260797440 |