Mobile Gaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Miguel Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82846
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_8b946710511bea52b1a2fcda742e00c2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobile GamingMobile Gamingmobilejogoaplicação móveljogo musicalengenharia de softwaremobilegamemobile applicationmusic gamesoftware engineeringDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA evolução dos dispositivos móveis na ultima década veio alterar a maneira de como vivemos o dia-a-dia. Os smartphones são utilizados para inúmeras atividades, sendo uma das mais frequentes jogar. O mercado de jogos para dispositivos móveis tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos anos, sendo uma área apelativa e lucrativa a explorar por empresas.O objetivo deste projeto é desenvolver um jogo mobile multi-jogador e assíncrono sobre o tema da música, sendo o objetivo principal do jogador gravar imitações de músicas e adivinhar imitações de outros jogadores. Tal como o jogo, as decisões de engenharia tomadas para o desenvolver são bastante importantes, e neste relatório é dado um grande ênfase ao processo de engenharia.Este relatório contém a introdução ao projeto, um estudo do estado da arte sobre temas relacionados com o projeto, o seu planeamento do projeto e a descrição do processo de desenvolvimento, a especificação do sistema a implementar, a descrição de como e do que foi desenvolvido neste projeto, assim como a sua validação.In the last decade, mobile device's evolution changed the way we live our daily life. Smartphones are used for various activities, one of the most common being to play games. Over the years, the gaming market for mobile devices is growing exponentially, making it an appealing and lucrative target for companies to explore.This project's main goal is to develop an asynchronous multi-player mobile game about music, where the main objective, from the player perspective, is to create music imitations and guess other player's imitations. The engineering decisions made to develop the game are equally important to the game itself, and this report will emphasise on those engineering decisions.This report is written in Portuguese and contains an introduction of the project, a study of the state of the art about related themes of this project, the planning and description of the development process, the specification of the system to develop, a description of how and what was developed in this projet, as well as its' validation.In the last decade, mobile device's evolution changed the way we live our daily life. Smartphones are used for various activities, one of the most common being to play games. Over the years, the gaming market for mobile devices is growing exponentially, making it an appealing and lucrative target for companies to explore.This project's main goal is to develop an asynchronous multi-player mobile game about music, where the main objective, from the player perspective, is to create music imitations and guess other player's imitations. The engineering decisions made to develop the game are equally important to the game itself, and this report will emphasise on those engineering decisions.This report is written in Portuguese and contains an introduction of the project, a study of the state of the art about related themes of this project, the planning and description of the development process, the specification of the system to develop, a description of how and what was developed in this projet, as well as its' validation.A evolução dos dispositivos móveis na ultima década veio alterar a maneira de como vivemos o dia-a-dia. Os smartphones são utilizados para inúmeras atividades, sendo uma das mais frequentes jogar. O mercado de jogos para dispositivos móveis tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos anos, sendo uma área apelativa e lucrativa a explorar por empresas.O objetivo deste projeto é desenvolver um jogo mobile multi-jogador e assíncrono sobre o tema da música, sendo o objetivo principal do jogador gravar imitações de músicas e adivinhar imitações de outros jogadores. Tal como o jogo, as decisões de engenharia tomadas para o desenvolver são bastante importantes, e neste relatório é dado um grande ênfase ao processo de engenharia.Este relatório contém a introdução ao projeto, um estudo do estado da arte sobre temas relacionados com o projeto, o seu planeamento do projeto e a descrição do processo de desenvolvimento, a especificação do sistema a implementar, a descrição de como e do que foi desenvolvido neste projeto, assim como a sua validação.2017-07-119999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82846http://hdl.handle.net/10316/82846TID:202125173porFerreira, Pedro Miguel Mourainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:48:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:42.612181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobile Gaming
Mobile Gaming
title Mobile Gaming
spellingShingle Mobile Gaming
Ferreira, Pedro Miguel Moura
mobile
jogo
aplicação móvel
jogo musical
engenharia de software
mobile
game
mobile application
music game
software engineering
title_short Mobile Gaming
title_full Mobile Gaming
title_fullStr Mobile Gaming
title_full_unstemmed Mobile Gaming
title_sort Mobile Gaming
author Ferreira, Pedro Miguel Moura
author_facet Ferreira, Pedro Miguel Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Miguel Moura
dc.subject.por.fl_str_mv mobile
jogo
aplicação móvel
jogo musical
engenharia de software
mobile
game
mobile application
music game
software engineering
topic mobile
jogo
aplicação móvel
jogo musical
engenharia de software
mobile
game
mobile application
music game
software engineering
description Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82846
http://hdl.handle.net/10316/82846
TID:202125173
url http://hdl.handle.net/10316/82846
identifier_str_mv TID:202125173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133939117326336