A educação de jovens e adultos na indústria do Estado do Rio Grande do Norte: um estudo comparativo entre as políticas da EJA e as práticas na gestão do Projeto Pedagógico SESI para educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josué Joaquim da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45309
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
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O nosso principal objetivo foi realizar um estudo comparativo entre as políticas da EJA e as práticas na gestão do Projeto Pedagógico SESI para Educação de Jovens e Adultos. Mediante as nossas investigações foi possível compreender que apesar de avanços significativos, a Educação de Jovens e Adultos, no Brasil, ainda é considerada um grande desafio, tendo em vista que, ainda registramos uma taxa de 8,3% de pessoas consideradas analfabetas absolutas. É importante salientar que a nossa pesquisa fundamenta-se teoricamente a luz das investigações de estudiosos como: Freire (1992); Lima (2011); Haddad e Di Pierro (2000); Canário (1999); Torres e Palhares (2008), dentre outros que trazem relevantes contribuições para o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, e considerando que analisamos os fundamentos legais para a EJA, busca-se compreender as proposições dos principais dispositivos legais sobre a Educação de Jovens e Adultos. Entre eles, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9.394/96; as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013) e o Plano Nacional da Educação – PNE (2014), lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da nossa pesquisa inscreve-se no paradigma qualitativo, com o intuito de compreendermos as contribuições das políticas e práticas educativas no âmbito da EJA. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso do tipo observação das práticas do Projeto Pedagógico SESI para Educação de Jovens e Adultos. As técnicas adotadas nesta investigação foram a observação, a análise documental e as entrevista semiestruturadas. Dessa forma, a pesquisa realizada nos proporcionou conhecimentos considerados significativos para o nosso crescimento pessoal, acadêmico e profissional, tendo em vista que nos permitiram novas experiências e aprendizagens no contexto das políticas, das teorias e das práticas da Educação de Jovens e Adultos.This work has as study the object the policies and practices of the Youth and Adult Education held in the context of work, with the field of research the formative activities of basic education, through SESI Project for Young and Adult Education in part of the Rio Grande do Norte industry. Our main goal was to conduct a comparative study of the policies of the EJA and practices in the management of the Educational Project SESI for Youth and Adult Education. Through our investigations it was possible to understand that despite significant progress, the Young and Adult Education in Brazil is still considered a major challenge, given that, we also recorded a rate of 8.3% of people considered absolute illiterate. It is important to note that our research based theory it is the light of the investigations of scholars such as Freire (1992); Lima (2011); Haddad and Di Pierro (2000); Canário (1999); Torres and Palhares (2008) among others that bring significant contributions to the context of the Young and Adult Education, is in the context of concepts, policies or training practices. Moreover, considering that we analyze the legal grounds for EJA, try to understand the propositions of the main legal provisions of the Youth and Adult Education. Among them, the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB No. 9.394 / 96; National Guidelines for Basic Education (2013) and the National Education Plan - PNE (2014), Law No. 13,005 of June 25, 2014. The methodology used for the development of our research relates to the qualitative paradigm, in order to understand the contributions of educational policies and practices in the EJA. In this sense, we conducted a case study of the kind observation of the SESI project practices for Young and Adult Education. The techniques used in this research were observation, document analysis and semi-structured interview. Thus, the survey, provided us with knowledge, considered significant for our personal, academic and professional growth, considering that allowed us to new experiences and learning in the context of policies, theories and practices of Youth and Adult Education.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoSilva, Josué Joaquim da2017-01-052017-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45309por201541424info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:25.321900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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