A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael Henrique Aragão Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8912
Resumo: Este relatório de investigação teve como objetivo analisar a decisão tomada no sentido de retirar a nota de Educação Física (EF) do cálculo final da média do Ensino Secundário e as implicações que essa decisão possa ter no que respeita à satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) dos alunos durante a sua participação na disciplina e, também, procurar associações entre essa satisfação e a satisfação das NPB na sua prática de exercício atual. Foi, então, selecionada uma amostra (n=195) de antigos alunos que frequentaram o Ensino Secundário há menos de 6 anos e, em que 74 são rapazes e 121 são raparigas. Desta amostra, 145 inquiridos tiveram a sua média final dependente da nota de EF e 50 sem que esta contasse para a média final. Para avaliar as NPB dos alunos nas aulas de EF foi utilizado o questionário Basic Psychological Needs Scale e para avaliar as NPB no exercício, ou seja, no momento atual, foi utilizado o Psychological Need Satisfaction in Exercise Scale. Os resultados nesta investigação indicam que não há diferenças significativas na satisfação das NPB entre os alunos em que a nota contava para a média final e aqueles em que esta não contava. No que diz respeito à verificação de associações entre a satisfação das NPB durante as aulas e no momento atual, verificou-se que: a autonomia nas aulas de EF está associada com a autonomia, competência e relação no momento atual; a competência nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os colegas nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os professores está associada com a competência, autonomia e relação no momento atual.
id RCAP_8b9a9dabbd638bfc99207c9f7dc4ba39
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aulaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICATEORIA DA AUTODETERMINAÇÃOATIVIDADE FÍSICASATISFAÇÃOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSELF-DETERMINATION THEORYPHYSICAL ACTIVITYSATISFACTIONEste relatório de investigação teve como objetivo analisar a decisão tomada no sentido de retirar a nota de Educação Física (EF) do cálculo final da média do Ensino Secundário e as implicações que essa decisão possa ter no que respeita à satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) dos alunos durante a sua participação na disciplina e, também, procurar associações entre essa satisfação e a satisfação das NPB na sua prática de exercício atual. Foi, então, selecionada uma amostra (n=195) de antigos alunos que frequentaram o Ensino Secundário há menos de 6 anos e, em que 74 são rapazes e 121 são raparigas. Desta amostra, 145 inquiridos tiveram a sua média final dependente da nota de EF e 50 sem que esta contasse para a média final. Para avaliar as NPB dos alunos nas aulas de EF foi utilizado o questionário Basic Psychological Needs Scale e para avaliar as NPB no exercício, ou seja, no momento atual, foi utilizado o Psychological Need Satisfaction in Exercise Scale. Os resultados nesta investigação indicam que não há diferenças significativas na satisfação das NPB entre os alunos em que a nota contava para a média final e aqueles em que esta não contava. No que diz respeito à verificação de associações entre a satisfação das NPB durante as aulas e no momento atual, verificou-se que: a autonomia nas aulas de EF está associada com a autonomia, competência e relação no momento atual; a competência nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os colegas nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os professores está associada com a competência, autonomia e relação no momento atual.The objective of the present research report is to analyse the decision to withdraw the Physical Education (PE) mark from the final classification of secondary course of studies and the repercussions that this decision may have regarding students Basic Psychological Needs (BPN) satisfaction, during their participation within the subject and, as well, to find out any association between this satisfaction and the satisfaction of BPN in their current physical exercise. A sample of former students (n=195) was selected; these students attended secondary school less than 6 years ago, from wich 74 are mals and 121 females. From this sample, 145 had their secondary final mark comprising PE and 50 of them didn’t have PE included in their final mark. To access the students’ BPN in PE classes it was used the Basic Psychological Needs Scale questionnaire and to access the students’ BPN in exercise, that is, in the present moment, it was used the Psychological Need Satisfaction in Exercise Scale. The results of this investigation show that there are no significant differences in what concerns the satisfaction of BPN either among the students whose final mark included PE or the students whose mark didn’t include this one. Concernig the association between the students’ BPN during classes and the present moment, it was found that: the autonomy in PE classes is linked to the autonomy, competence and relatedness of today’s present moment; the competence in PE classes is connected to the competence and the present moment relatedness; the positive relatedness between classmates in PE classes is linked to present moment competence and relatedness; the positive relatedness with teachers is associated to present moment competence, autonomy and relatedness.2018-07-13T19:08:10Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8912TID:201950308porFerreira, Rafael Henrique Aragão Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:59.691627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
title A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
spellingShingle A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
Ferreira, Rafael Henrique Aragão Fernandes
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
ATIVIDADE FÍSICA
SATISFAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SELF-DETERMINATION THEORY
PHYSICAL ACTIVITY
SATISFACTION
title_short A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
title_full A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
title_fullStr A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
title_full_unstemmed A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
title_sort A decisão da remoção da nota de educação física na classificação final do ensino secundário : um estudo sobre a satisfação das necessidades psicológicas básicas durante as aulas de educação física e uma associação destas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas fora do contexto de aula
author Ferreira, Rafael Henrique Aragão Fernandes
author_facet Ferreira, Rafael Henrique Aragão Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafael Henrique Aragão Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
ATIVIDADE FÍSICA
SATISFAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SELF-DETERMINATION THEORY
PHYSICAL ACTIVITY
SATISFACTION
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
ATIVIDADE FÍSICA
SATISFAÇÃO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SELF-DETERMINATION THEORY
PHYSICAL ACTIVITY
SATISFACTION
description Este relatório de investigação teve como objetivo analisar a decisão tomada no sentido de retirar a nota de Educação Física (EF) do cálculo final da média do Ensino Secundário e as implicações que essa decisão possa ter no que respeita à satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) dos alunos durante a sua participação na disciplina e, também, procurar associações entre essa satisfação e a satisfação das NPB na sua prática de exercício atual. Foi, então, selecionada uma amostra (n=195) de antigos alunos que frequentaram o Ensino Secundário há menos de 6 anos e, em que 74 são rapazes e 121 são raparigas. Desta amostra, 145 inquiridos tiveram a sua média final dependente da nota de EF e 50 sem que esta contasse para a média final. Para avaliar as NPB dos alunos nas aulas de EF foi utilizado o questionário Basic Psychological Needs Scale e para avaliar as NPB no exercício, ou seja, no momento atual, foi utilizado o Psychological Need Satisfaction in Exercise Scale. Os resultados nesta investigação indicam que não há diferenças significativas na satisfação das NPB entre os alunos em que a nota contava para a média final e aqueles em que esta não contava. No que diz respeito à verificação de associações entre a satisfação das NPB durante as aulas e no momento atual, verificou-se que: a autonomia nas aulas de EF está associada com a autonomia, competência e relação no momento atual; a competência nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os colegas nas aulas de EF está associada com a competência e relação no momento atual; a relação positiva com os professores está associada com a competência, autonomia e relação no momento atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-07-13T19:08:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8912
TID:201950308
url http://hdl.handle.net/10437/8912
identifier_str_mv TID:201950308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131217416683520