Intervenção Psicoeducativa nas Famílias de Esquizofrénicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25752/psi.6084 |
Resumo: | Os estudos sobre a Emoção Expressa levaram à generalização das intervenções educativas e psicoeducativas nas famílias dos doentes esquizofrénicos. Neste trabalho, o autor sintetiza os estudos que realizou sobre as Emoções Expressas dos familiares de doentes crónicos. Dá especial relevo às variáveis cognitivas dos familiares, relativas à representação mental do doente e da doença, estudadas através das atribuições que fazem da personalidade do doente e das causas da doença. São analisadas outras variáveis cognitivas, como parte do instrumental teórico da intervenção familiar psicoeducativa, nomeadamente, os jogos transaccionais, os conflitos familiares e os estilos de relacionamento parental. A avaliação dos familiares e das famílias é vista como parte integrante do processo de intervenção familiar psicoeducativa. |
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Intervenção Psicoeducativa nas Famílias de EsquizofrénicosIntervenção Psicoeducativa nas Famílias de EsquizofrénicosArtigos de RevisãoOs estudos sobre a Emoção Expressa levaram à generalização das intervenções educativas e psicoeducativas nas famílias dos doentes esquizofrénicos. Neste trabalho, o autor sintetiza os estudos que realizou sobre as Emoções Expressas dos familiares de doentes crónicos. Dá especial relevo às variáveis cognitivas dos familiares, relativas à representação mental do doente e da doença, estudadas através das atribuições que fazem da personalidade do doente e das causas da doença. São analisadas outras variáveis cognitivas, como parte do instrumental teórico da intervenção familiar psicoeducativa, nomeadamente, os jogos transaccionais, os conflitos familiares e os estilos de relacionamento parental. A avaliação dos familiares e das famílias é vista como parte integrante do processo de intervenção familiar psicoeducativa.The studies in expressed emotions allowed establishing a pattern in educational and psychoeducative interventions within the families of schizophrenic patients. In this paper, the author synthesises his research developed in expressed emotions of the chronic patient's relatives. The author refers the importance of the relative's cognitive variables about mental representation of the patient and his disease. These variables are studied through the attributions made about the patient's personality and causes of disease. Other cognitive variables are analysed, relying to the conceptualisation in family psycho educative intervention, such as, transactional games, family conflicts and parental relationship style. The evaluation of the relatives and families is considered as being part of the process of family psycho-educative intervention.Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE2004-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25752/psi.6084por2182-31461646-091XReis, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-16T14:11:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:11.109350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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