Intervenção Psicoeducativa nas Famílias de Esquizofrénicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Filipe
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25752/psi.6084
Resumo: Os estudos sobre a Emoção Expressa levaram à generalização das intervenções educativas e psicoeducativas nas famílias dos doentes esquizofrénicos. Neste trabalho, o autor sintetiza os estudos que realizou sobre as Emoções Expressas dos familiares de doentes crónicos. Dá especial relevo às variáveis cognitivas dos familiares, relativas à representação mental do doente e da doença, estudadas através das atribuições que fazem da personalidade do doente e das causas da doença. São analisadas outras variáveis cognitivas, como parte do instrumental teórico da intervenção familiar psicoeducativa, nomeadamente, os jogos transaccionais, os conflitos familiares e os estilos de relacionamento parental. A avaliação dos familiares e das famílias é vista como parte integrante do processo de intervenção familiar psicoeducativa.
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