Gestão do Risco em Empreitadas de Construção de Estações Subterrâneas da Linha do Metro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24288 |
Resumo: | A importância da gestão do risco no contexto de Engenharia Civil tem ganho maior reconhecimento nas últimas décadas. O risco pode definir-se como uma incerteza de uma condição ou evento que, caso ocorra, provoca um efeito negativo ou positivo, podendo provocar um efeito negativo ou positivo num ponto de um projeto. Estes efeitos podem resultam em, caso efeito positivo, em oportunidades e, caso efeito negativo, em ameaças. As ameaças têm o potencial de abranger consequências na vida humana, no ambiente e nos aspetos relacionados com custos e prazos de produção num empreendimento. Por outro lado, as oportunidades representam eventos que podem contribuir positivamente para o sucesso de um projeto. Neste sentido, com o propósito de promover uma maior eficiência e eficácia organizacional, a gestão do risco deve promover a maximização das oportunidades e a minimização das ameaças. A gestão do risco de uma empreitada considera-se uma abordagem sistemática para a atuação do risco, alinhado aos seus objetivos. Nesta gestão, estabelece-se o âmbito, identificam-se os contextos internos e externos, alinham-se os critérios de risco e aprecia-se o risco – identificar, analisar e avaliar, assumem-se decisões e, por último, monitoriza-se e revê-se os resultados. Nesta dissertação, é efetuada uma abordagem detalhada à gestão de risco em empreitadas, com foco nos modelos preeminentes utilizados. Dentre estes modelos, inclui-se a Norma ISO 31000:2018, que também engloba a ISO 31010:2016. Esta análise é sustentada pelas diretrizes fornecidas nas “Guidelines for Tunneling Risk Management” da ITA, bem como pelo “Anexo X - Especificação Técnica - Requisitos do Plano de Gestão de Risco”, que constitui parte integrante do caderno de encargos da Empreitada que serviu como base para esta dissertação." Face ao exposto, o foco deste estudo recai sobre a aplicação destes modelos de gestão do risco sobre diversos casos de estudo da Empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto, especificamente na Estação da Liberdade/São Bento. |
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Gestão do Risco em Empreitadas de Construção de Estações Subterrâneas da Linha do MetroRisk Management in Construction Projects for Underground Subway StationsRisk managementProjectUnderground stationsDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaA importância da gestão do risco no contexto de Engenharia Civil tem ganho maior reconhecimento nas últimas décadas. O risco pode definir-se como uma incerteza de uma condição ou evento que, caso ocorra, provoca um efeito negativo ou positivo, podendo provocar um efeito negativo ou positivo num ponto de um projeto. Estes efeitos podem resultam em, caso efeito positivo, em oportunidades e, caso efeito negativo, em ameaças. As ameaças têm o potencial de abranger consequências na vida humana, no ambiente e nos aspetos relacionados com custos e prazos de produção num empreendimento. Por outro lado, as oportunidades representam eventos que podem contribuir positivamente para o sucesso de um projeto. Neste sentido, com o propósito de promover uma maior eficiência e eficácia organizacional, a gestão do risco deve promover a maximização das oportunidades e a minimização das ameaças. A gestão do risco de uma empreitada considera-se uma abordagem sistemática para a atuação do risco, alinhado aos seus objetivos. Nesta gestão, estabelece-se o âmbito, identificam-se os contextos internos e externos, alinham-se os critérios de risco e aprecia-se o risco – identificar, analisar e avaliar, assumem-se decisões e, por último, monitoriza-se e revê-se os resultados. Nesta dissertação, é efetuada uma abordagem detalhada à gestão de risco em empreitadas, com foco nos modelos preeminentes utilizados. Dentre estes modelos, inclui-se a Norma ISO 31000:2018, que também engloba a ISO 31010:2016. Esta análise é sustentada pelas diretrizes fornecidas nas “Guidelines for Tunneling Risk Management” da ITA, bem como pelo “Anexo X - Especificação Técnica - Requisitos do Plano de Gestão de Risco”, que constitui parte integrante do caderno de encargos da Empreitada que serviu como base para esta dissertação." Face ao exposto, o foco deste estudo recai sobre a aplicação destes modelos de gestão do risco sobre diversos casos de estudo da Empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto, especificamente na Estação da Liberdade/São Bento.The significance of risk management in the realm of Civil Engineering has gained substantial recognition in recent decades. Risk can be defined as the uncertainty associated with a condition or event, which, if realized, can have either a positive or negative effect, potentially impacting a specific aspect of a project. These effects can result in opportunities in the case of a positive outcome or threats in the case of a negative outcome. Threats may potentially include impacts on human life, the environment, and aspects related to the costs and production time of a project. On the other hand, opportunities are events that can positively impact a project. Within this, in order to promote greater organizational efficiency and effectiveness, risk management should aim to maximize opportunities and minimize threats. In project risk management, a systematic approach is employed that aligns with the project's objectives. This approach involves establishing the project's scope, identifying internal and external factors that could influence it, seƫng clear risk criteria, and conducting a comprehensive risk assessment that involves identifying, analyzing, and evaluating risks. Subsequently, informed decisions are made, and finally, the outcomes are monitored and reviewed. This dissertation presents an approach to project risk management, with a particular focus on well established models, including the ISO 31000:2018 standard, which encompasses ISO 31010:2016. These models draw on the guidance provided by the ITA's "Guidelines for Tunneling Risk Management" and "Anexo X - Especificação Técnica - Requisitos do Plano de Gestão do Risco" sourced from the project's contractual obligations. Considering the foregoing, the drive of this study pertains to the practical application of these risk management models across a spectrum of case studies observed by the author in the context of the Pink Line Project of Metro do Porto, with a specific emphasis on the Liberdade/São Bento’s Station.Faria, José Carlos Castro Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ricardo Baldaia Pinto2023-11-062026-11-06T00:00:00Z2023-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24288TID:203414497porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:48:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:14.535652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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