Fábrica de emoções : A eficácia da exposição a excertos de filmes na indução de emoções
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3432 |
Resumo: | O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados. |
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Fábrica de emoções : A eficácia da exposição a excertos de filmes na indução de emoçõesEmoçõesFilmesIndução de emoçõesElicitation of emotionsEmotionsFilmsO presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados.ABSTRACT: The present study aimed to test the efficacy of using film excerpts for the induction of sadness, happiness, anger, fear and disgust emotions. Eighty participants were exposed to 18 film excerpts and reported the way they were feeling after each brief exposure. Besides the specific emotions under analysis, affective valence and arousal, as well as the sense of presence, were evaluated. Overall, it was possible to induce the majority of emotions with relative efficacy in participants of both genders. The film excerpt’s positioning within the affective dimensional model is consistent with the findings of studies that used other emotional stimuli. The sense of presence in the visualized environment was high for the majority of the selected excerpts.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAArriaga, Patrícia2015-02-28T15:00:57Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3432porLaboratório de Psicologia, 8, 63-801646-6004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:17Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:20.849159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados. |
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