Animação de personagens 3D - expressão facial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, João Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3120
Resumo: Durante os últimos anos, emergiu um interesse crescente em animação 3D de caracteres e expressões faciais. EsTe facto está relacionado com a nova participação de actores virtuais em televisão, cinema e indústrias de jogos interactivos, entre outros. Nestes casos, o objectivo principal é criar personagens virtuais que simulam o corpo e todos os detalhes de movimento do rosto, da forma mais realista possível. Neste artigo é efectuada uma revisão dos métodos mais usados na animação 3D. O método base do esqueleto é o mais utilizado para criar os movimentos principais, como o andar, por exemplo; os métodos base de mistura de formas são usados para criar deformações mais subtis. Em áreas que exigem um maior controlo e realismo, como alguns músculos do rosto, é possível adicionar camadas de deformação. Normalmente, curvas de NURBS ou grelhas de FFD são usadas para realçar algumas características do rosto. Os vários métodos têm vantagens e desvantagens. Assim, a melhor solução é combinar as diferentes técnicas.
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