Estudo das conceções de género presentes num jardim-de-infância da cidade da Ponte de Sor: as conceções das crianças, das educadoras e dos/as encarregados/as de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Mónica
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marchão, Amélia de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/43
Resumo: Neste estudo de caso, desenvolvido no distrito de Portalegre, discutem-se e refletem-se questões relacionadas com o género e o modo como as mesmas são encaradas, numa perspetiva de igualdade de oportunidades, num contexto de educação de infância.Assume-se que na mais tenra idade as crianças já desempenham papéis de género e que constroem a sua identidade de género a partir das interações que estabelecem com o meio que as rodeia, destacando como principais modelos sociais a família e os/as profissionais de educação de infância como fontes de influência da criança.Após análise e interpretação dos dados recolhidos através de questionários e de entrevistas, demonstra-se a existência de conceções estereotipadas sobre o género que podem condicionar o desenvolvimento pessoal e social da criança Também se observa que os estereótipos sociais sobre o género, que de uma forma por vezes inconsciente marcam as atitudes e comportamentos dos pais e das mães e dos/as educadores/as de infância, se traduzem e refletem nas respostas e papéis de género que as crianças representam no contexto do jardim de infância.
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