A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Valdênia de Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7249
Resumo: A pesquisa empírica pautada nesse trabalho apresenta resultado de uma investigação realizada em seis escolas da rede pública mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, localizadas no município de Sobral/CE. Com o objetivo de contribuir para a reflexão acerca da atuação do Orientador Educacional numa perspectiva inclusiva, perpassando por mudanças conceituais, políticas e culturais específicas de cada escola ora investigada. Insere-se nesse contexto o fazer profissional dos sujeitos que promovem a educação. Considerando a inserção dos alunos no espaço escolar, norteando as práticas do Orientador Educacional, identificando, sobretudo, fundamentações como sendo importantes articuladoras entre a teoria e a prática vivenciada no cotidiano da escola. A contribuição da Orientação Educacional na estruturação do Projeto Político Pedagógico voltado para as especificidades da escola remete eficazmente a questões de cunho pedagógico, ético e político. Por oportuno, destacamos a importância da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de N° 9394/1996, contextualizadas nas ações propostas pela escola bem como os contributos dos governos Federal, Estadual e Municipal, consolidando a atuação do Orientador Educacional como promotor das relações interpessoais, evidenciando como cerne do embate o crescimento educacional. A pesquisa bibliográfica contextualizada à luz dos referenciais de teóricos como: Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Góes (1997), Garcia (1999), Moore (1998) dentre outros. A técnica do questionário foi usada nessa pesquisa como forma de medição das variáveis que envolvem a ação e atuação do Orientador Educacional na escola.
id RCAP_8bd9ddfa3408ee7510011c1c4d60d7fc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOORIENTAÇÃO EDUCATIVAESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILSOBRALEDUCATIONEDUCATIONAL GUIDANCESCHOOLSCASE STUDIESBRAZILSOBRALA pesquisa empírica pautada nesse trabalho apresenta resultado de uma investigação realizada em seis escolas da rede pública mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, localizadas no município de Sobral/CE. Com o objetivo de contribuir para a reflexão acerca da atuação do Orientador Educacional numa perspectiva inclusiva, perpassando por mudanças conceituais, políticas e culturais específicas de cada escola ora investigada. Insere-se nesse contexto o fazer profissional dos sujeitos que promovem a educação. Considerando a inserção dos alunos no espaço escolar, norteando as práticas do Orientador Educacional, identificando, sobretudo, fundamentações como sendo importantes articuladoras entre a teoria e a prática vivenciada no cotidiano da escola. A contribuição da Orientação Educacional na estruturação do Projeto Político Pedagógico voltado para as especificidades da escola remete eficazmente a questões de cunho pedagógico, ético e político. Por oportuno, destacamos a importância da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de N° 9394/1996, contextualizadas nas ações propostas pela escola bem como os contributos dos governos Federal, Estadual e Municipal, consolidando a atuação do Orientador Educacional como promotor das relações interpessoais, evidenciando como cerne do embate o crescimento educacional. A pesquisa bibliográfica contextualizada à luz dos referenciais de teóricos como: Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Góes (1997), Garcia (1999), Moore (1998) dentre outros. A técnica do questionário foi usada nessa pesquisa como forma de medição das variáveis que envolvem a ação e atuação do Orientador Educacional na escola.Empirical research based on this work presents results of an investigation conducted in six public schools maintained by the Government of the State of Ceará, located in the city of Sobral / CE. Aiming to contribute to the reflection on the role of the Educational Counselor from an inclusive perspective, passing by conceptual, political and cultural changes of each school now investigated. The professional job of the subjects that promote education is inserted in this context. Considering the inclusion of students in the macro social environment, guiding the practices of the Educational Counselor, identifying especially foundations as important articulators between theory and practice experienced in the school routine. The contribution of the Educational Guidance in structuring the Pedagogical Political Project focused on the specific needs of the school effectively refers to pedagogical, ethical and political issues. By the way, we highlight the importance of the 1988 Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 9394/1996, in the context of the actions proposed by the school as well as the contributions of the Federal, State and Municipal government, consolidating the actions of the Educational Counselor as a promoter of interpersonal relations, demonstrating educational growth as the center of the discussion. The literature review is contextualized in theoretical benchmarks such as Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Garcia (1997), Garcia (1999), Moore (1998) among others. The questionnaire technique was used in this research as a way to measure the variables involving the investigated object.2016-09-06T14:18:27Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7249pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maria Valdênia de Moraisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:38.268206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
title A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
spellingShingle A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
Fonseca, Maria Valdênia de Morais
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
SOBRAL
EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
SOBRAL
title_short A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
title_full A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
title_fullStr A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
title_full_unstemmed A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
title_sort A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE
author Fonseca, Maria Valdênia de Morais
author_facet Fonseca, Maria Valdênia de Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Valdênia de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
SOBRAL
EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
SOBRAL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
SOBRAL
EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
SOBRAL
description A pesquisa empírica pautada nesse trabalho apresenta resultado de uma investigação realizada em seis escolas da rede pública mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, localizadas no município de Sobral/CE. Com o objetivo de contribuir para a reflexão acerca da atuação do Orientador Educacional numa perspectiva inclusiva, perpassando por mudanças conceituais, políticas e culturais específicas de cada escola ora investigada. Insere-se nesse contexto o fazer profissional dos sujeitos que promovem a educação. Considerando a inserção dos alunos no espaço escolar, norteando as práticas do Orientador Educacional, identificando, sobretudo, fundamentações como sendo importantes articuladoras entre a teoria e a prática vivenciada no cotidiano da escola. A contribuição da Orientação Educacional na estruturação do Projeto Político Pedagógico voltado para as especificidades da escola remete eficazmente a questões de cunho pedagógico, ético e político. Por oportuno, destacamos a importância da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de N° 9394/1996, contextualizadas nas ações propostas pela escola bem como os contributos dos governos Federal, Estadual e Municipal, consolidando a atuação do Orientador Educacional como promotor das relações interpessoais, evidenciando como cerne do embate o crescimento educacional. A pesquisa bibliográfica contextualizada à luz dos referenciais de teóricos como: Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Góes (1997), Garcia (1999), Moore (1998) dentre outros. A técnica do questionário foi usada nessa pesquisa como forma de medição das variáveis que envolvem a ação e atuação do Orientador Educacional na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-09-06T14:18:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7249
url http://hdl.handle.net/10437/7249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213804339200