A avaliação de impactes sociais de projectos no quadro do processo de avaliação de impactes ambientais: reflexões em torno das condições de operacionalização de um 'Modelo de Análise'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3418 |
Resumo: | A contribuição da avaliação de impactes sociais de projectos, no âmbito do Processo de Avaliação de Impactes Ambientais (AIA) institucionalizado em Portugal, tem-se revestido de algumas dificuldades, quer por razões associadas à própria estabilização do quadro teórico e metodológico da "avaliação social" no contexto das ciências sociais, quer pela existência de constrangimentos relacionados com os contextos culturais e organizacionais da AIA. Considerando o Estudo de Impacte Ambiental (ElA) o instrumento, por excelência, de suporte à tomada de decisão na fase de Procedimento de AIA, propõe-se uma reflexão crítica sobre o lugar que nele tem ocupado a avaliação de impactes sociais, tomando como caso ilustrativo os termos de referência da Componente Social que constam do Caderno de Encargos da Estradas de Portugal- EPE (EP-EPE) para a realização de ElA de infra-estruturas rodoviárias em fase de estudo prévio. |
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A avaliação de impactes sociais de projectos no quadro do processo de avaliação de impactes ambientais: reflexões em torno das condições de operacionalização de um 'Modelo de Análise'Impactes sociaisImpactes ambientaisAvaliação de impactesEstudos prévios de estradasA contribuição da avaliação de impactes sociais de projectos, no âmbito do Processo de Avaliação de Impactes Ambientais (AIA) institucionalizado em Portugal, tem-se revestido de algumas dificuldades, quer por razões associadas à própria estabilização do quadro teórico e metodológico da "avaliação social" no contexto das ciências sociais, quer pela existência de constrangimentos relacionados com os contextos culturais e organizacionais da AIA. Considerando o Estudo de Impacte Ambiental (ElA) o instrumento, por excelência, de suporte à tomada de decisão na fase de Procedimento de AIA, propõe-se uma reflexão crítica sobre o lugar que nele tem ocupado a avaliação de impactes sociais, tomando como caso ilustrativo os termos de referência da Componente Social que constam do Caderno de Encargos da Estradas de Portugal- EPE (EP-EPE) para a realização de ElA de infra-estruturas rodoviárias em fase de estudo prévio.CET - Centro de Estudos Territoriais2012-03-15T11:35:00Z2005-06-01T00:00:00Z2005-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/3418por1645-0639Rodrigues, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:28.288392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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