Análise comparativa dos modelos regulamentares de previsão da retracção do betão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Emanuel Bicho Lourenço de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1252
Resumo: A adequada previsão do comportamento diferido do betão, designadamente da retracção, é essencial no projecto de uma obra de grandes dimensões, permitindo conceber, dimensionar e adoptar as disposições construtivas para um comportamento estrutural que satisfaça os requisitos de segurança, utilização e durabilidade. O actual momento é marcado por uma transição em termos da regulamentação de estruturas, com a eminente substituição da regulamentação nacional por regulamentação europeia. No caso das estruturas de betão, o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP), em vigor desde 1983, será substituído pelo Eurocódigo 2. Paralelamente, a Federation International du Betón publicou o Model Code 2010 (MC2010), um documento que certamente terá forte influência na evolução da regulamentação das estruturas de betão. Neste contexto, o presente trabalho tem como objectivo estabelecer uma comparação entre os diferentes modelos de previsão da retracção incluídos nos documentos normativos referidos, identificando as principais diferenças e semelhanças entre eles e quantificando a influência dos diferentes factores considerados na sua formulação, de forma a avaliar o impacto que a introdução destes modelos de previsão irá ter no projecto de estruturas de betão. Com o propósito de aferir a forma como estes modelos reflectem a realidade do fenómeno em estudo, procedeu-se à aplicação destes modelos de previsão ao betão de duas obras cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC, concretamente a ponte Miguel Torga, sobre o rio Douro, na Régua, e a ponte sobre o rio Angueira, no distrito de Bragança. Em ambas as obras tinha sido efectuada a caracterização in situ da retracção, tendo-se comparado os valores experimentais assim obtidos com os valores provenientes da aplicação dos modelos de previsão considerados neste trabalho. Finalmente são apresentadas algumas conclusões obtidas com o trabalho desenvolvido nesta dissertação, bem como algumas sugestões para desenvolvimentos futuros.
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Paralelamente, a Federation International du Betón publicou o Model Code 2010 (MC2010), um documento que certamente terá forte influência na evolução da regulamentação das estruturas de betão. Neste contexto, o presente trabalho tem como objectivo estabelecer uma comparação entre os diferentes modelos de previsão da retracção incluídos nos documentos normativos referidos, identificando as principais diferenças e semelhanças entre eles e quantificando a influência dos diferentes factores considerados na sua formulação, de forma a avaliar o impacto que a introdução destes modelos de previsão irá ter no projecto de estruturas de betão. Com o propósito de aferir a forma como estes modelos reflectem a realidade do fenómeno em estudo, procedeu-se à aplicação destes modelos de previsão ao betão de duas obras cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC, concretamente a ponte Miguel Torga, sobre o rio Douro, na Régua, e a ponte sobre o rio Angueira, no distrito de Bragança. Em ambas as obras tinha sido efectuada a caracterização in situ da retracção, tendo-se comparado os valores experimentais assim obtidos com os valores provenientes da aplicação dos modelos de previsão considerados neste trabalho. Finalmente são apresentadas algumas conclusões obtidas com o trabalho desenvolvido nesta dissertação, bem como algumas sugestões para desenvolvimentos futuros.An accurate prediction of time dependent behaviour of the concrete, namely shrinkage, is essential for the design of concrete structures, especially for large structures, allowing the conception, dimensioning and detailing of structures forward the fulfilment of safety, serviceability and durability requirements. The replacement of the national concrete code (REBAP) by the Eurocode 2 will strongly change the way the prediction of shrinkage and concrete design. Recently, the Fédération International du Béton published the Model Code 2010 (MC2010), which will certainly have strong influence in future European concrete codes. The aim of this work is to assess the impact of the new shrinkage prediction models in the design of concrete structures. In this context, this work want to establish a comparison between different shrinkage prediction models in the documents listed above, identifying the main differences and similarities between them and quantifying the influence of different factors considered in their formulation with the purpose to realize the impact that the introduction of these models will have in concrete structures. With the goal to realise how these models reflect the reality of the phenomenon we proceeded to apply these models to predict two different concrete bridges observed by LNEC: Miguel Torga bridge over the Douro River in Régua and the bridge over the Angueira river. In both bridges the shrinkage characterization has been made since years, like that it’s possible to compare the experimental values with the values we will obtain from the application of the prediction models considered in this work. Finally the conclusions are presented and some future developments are proposed.Santos, Luís Miguel Pina de OliveiraFernandes, João de AlmeidaRCIPLOliveira, André Emanuel Bicho Lourenço de2012-03-05T14:58:08Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1252porOliveira, André Emanuel Bicho Lourenço de - Análise comparativa dos modelos regulamentares de previsão da retracção do betão. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. 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