Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrier-Melo,Raphael José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brito-Gomes,Jorge Luiz, Garrido,Nuno Domingos, Oliveira,Saulo Fernandes, Guimarães,Fernando José de Sá Pereira, Costa,Manoel da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de programas de treinamento com videogames ativos (VGAs) estruturados e não estruturados sobre a composição corporal e desempenho nos testes de aptidão física durante seis semanas. Participaram do estudo 20 homens, os quais foram divididos homogeneamente em três grupos: Grupo controle - GC (n=7; 20.6 ± 2.8 anos), Grupo Experimental Estruturado -GET (n=6; 20.2 ± 2.1 anos) e Grupo Experimental Não estruturado GEN (n=7; 19,1 ± 1,2 anos). O programa com VGAs foi realizado três sessões por semana (30 minutos cada) durante seis semanas. Houve melhoras significativas nos testes de apoio de frente (GET p=0.02), flexibilidade (GEN: p=0.04 e GET: p=0.01) e preensão manual (GEN: p=0.05). E apenas o GEN aumentou significativamente o percentual de gordura (p=0.05) e massa gorda (p=0.01). Conclui-se que após seis semanas de treinamento com VGAs, os dois grupos experimentais apresentaram manutenção na massa magra e aumento no nível de aptidão física.
id RCAP_8bf697f46b7100decb1fc43952b2b565
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-107X2016000200009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizadoexercícioatividade físicajogos de vídeocomposição corporalaptidão físicaO objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de programas de treinamento com videogames ativos (VGAs) estruturados e não estruturados sobre a composição corporal e desempenho nos testes de aptidão física durante seis semanas. Participaram do estudo 20 homens, os quais foram divididos homogeneamente em três grupos: Grupo controle - GC (n=7; 20.6 ± 2.8 anos), Grupo Experimental Estruturado -GET (n=6; 20.2 ± 2.1 anos) e Grupo Experimental Não estruturado GEN (n=7; 19,1 ± 1,2 anos). O programa com VGAs foi realizado três sessões por semana (30 minutos cada) durante seis semanas. Houve melhoras significativas nos testes de apoio de frente (GET p=0.02), flexibilidade (GEN: p=0.04 e GET: p=0.01) e preensão manual (GEN: p=0.05). E apenas o GEN aumentou significativamente o percentual de gordura (p=0.05) e massa gorda (p=0.01). Conclui-se que após seis semanas de treinamento com VGAs, os dois grupos experimentais apresentaram manutenção na massa magra e aumento no nível de aptidão física.Edições Desafio Singular2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009Motricidade v.12 n.2 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009Perrier-Melo,Raphael JoséBrito-Gomes,Jorge LuizGarrido,Nuno DomingosOliveira,Saulo FernandesGuimarães,Fernando José de Sá PereiraCosta,Manoel da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:04Zoai:scielo:S1646-107X2016000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:36.105246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
title Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
spellingShingle Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
Perrier-Melo,Raphael José
exercício
atividade física
jogos de vídeo
composição corporal
aptidão física
title_short Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
title_full Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
title_fullStr Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
title_full_unstemmed Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
title_sort Efeito do treinamento com videogames ativos nas dimensões morfológica e funcional: estudo clínico randomizado
author Perrier-Melo,Raphael José
author_facet Perrier-Melo,Raphael José
Brito-Gomes,Jorge Luiz
Garrido,Nuno Domingos
Oliveira,Saulo Fernandes
Guimarães,Fernando José de Sá Pereira
Costa,Manoel da Cunha
author_role author
author2 Brito-Gomes,Jorge Luiz
Garrido,Nuno Domingos
Oliveira,Saulo Fernandes
Guimarães,Fernando José de Sá Pereira
Costa,Manoel da Cunha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrier-Melo,Raphael José
Brito-Gomes,Jorge Luiz
Garrido,Nuno Domingos
Oliveira,Saulo Fernandes
Guimarães,Fernando José de Sá Pereira
Costa,Manoel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv exercício
atividade física
jogos de vídeo
composição corporal
aptidão física
topic exercício
atividade física
jogos de vídeo
composição corporal
aptidão física
description O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de programas de treinamento com videogames ativos (VGAs) estruturados e não estruturados sobre a composição corporal e desempenho nos testes de aptidão física durante seis semanas. Participaram do estudo 20 homens, os quais foram divididos homogeneamente em três grupos: Grupo controle - GC (n=7; 20.6 ± 2.8 anos), Grupo Experimental Estruturado -GET (n=6; 20.2 ± 2.1 anos) e Grupo Experimental Não estruturado GEN (n=7; 19,1 ± 1,2 anos). O programa com VGAs foi realizado três sessões por semana (30 minutos cada) durante seis semanas. Houve melhoras significativas nos testes de apoio de frente (GET p=0.02), flexibilidade (GEN: p=0.04 e GET: p=0.01) e preensão manual (GEN: p=0.05). E apenas o GEN aumentou significativamente o percentual de gordura (p=0.05) e massa gorda (p=0.01). Conclui-se que após seis semanas de treinamento com VGAs, os dois grupos experimentais apresentaram manutenção na massa magra e aumento no nível de aptidão física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv Motricidade v.12 n.2 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137348325212160