Empreendedorismo jovem em Portugal: Motivações e dificuldades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21515 |
Resumo: | O empreendedorismo assume uma importância económica e social cada vez mais maior na sociedade. O empreendedorismo é relevante para diferentes grupos da população, de onde se destaca os grupos mais jovens, em virtude do potencial que este representa em termos de emprego e capacidade de desenvolvimento de novas ideias. Por isso motivo, importará compreender a atividade empreendedora dos jovens em Portugal, quais as motivações que os levam a empreender e as principais dificuldades sentidas na implementação de um novo negócio. Importará ainda analisar em que medida as suas perceções relativamente à criação de um novo negócio são ou não semelhantes à evidenciada por outros empreendedores posicionados noutras faixas etárias. Para dar resposta a estes objetivos de investigação o estudo empírico adota uma metodologia de natureza quantitativa. Para tal é realizado um inquérito por questionário, on-line, a pessoas que tenham criado o seu próprio negócio em diferentes faixas etárias, de modo a ser possível efetuar-se um estudo comparativo entre os dois grupos de empreendedores (jovens e não jovens) Os resultados obtidos indicam que independência pessoal e profissional e o desejo de criação de algo próprio são apontadas como as principais motivações para a criação de um novo negócio pelos empreendedores jovens. Já no que toca às dificuldades, foram apontadas como de mais elevada importância, os problemas ligados à vertente financeira e à falta de informação. Após realizada a comparação entre empreendedores jovens e não jovens, chegou-se à conclusão que as diferenças entre ambos são escassas. Existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos apenas, no que concerne a duas dificuldades específicas: a falta de formação específica na área empresarial e de gestão, a falta de aconselhamento e o apoio especializado. Existe ainda uma componente principal referente às motivações na qual se identificou diferenças estatísticas significativas, as condições profissionais e pessoais. |
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Empreendedorismo jovem em Portugal: Motivações e dificuldadesEmpreendedorismoJovensEmpreendedorismo jovemMotivaçõesDificuldadesPortugalEntrepreneurshipYoungYouth entrepreneushipMotivationsDificultiesGestãoO empreendedorismo assume uma importância económica e social cada vez mais maior na sociedade. O empreendedorismo é relevante para diferentes grupos da população, de onde se destaca os grupos mais jovens, em virtude do potencial que este representa em termos de emprego e capacidade de desenvolvimento de novas ideias. Por isso motivo, importará compreender a atividade empreendedora dos jovens em Portugal, quais as motivações que os levam a empreender e as principais dificuldades sentidas na implementação de um novo negócio. Importará ainda analisar em que medida as suas perceções relativamente à criação de um novo negócio são ou não semelhantes à evidenciada por outros empreendedores posicionados noutras faixas etárias. Para dar resposta a estes objetivos de investigação o estudo empírico adota uma metodologia de natureza quantitativa. Para tal é realizado um inquérito por questionário, on-line, a pessoas que tenham criado o seu próprio negócio em diferentes faixas etárias, de modo a ser possível efetuar-se um estudo comparativo entre os dois grupos de empreendedores (jovens e não jovens) Os resultados obtidos indicam que independência pessoal e profissional e o desejo de criação de algo próprio são apontadas como as principais motivações para a criação de um novo negócio pelos empreendedores jovens. Já no que toca às dificuldades, foram apontadas como de mais elevada importância, os problemas ligados à vertente financeira e à falta de informação. Após realizada a comparação entre empreendedores jovens e não jovens, chegou-se à conclusão que as diferenças entre ambos são escassas. Existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos apenas, no que concerne a duas dificuldades específicas: a falta de formação específica na área empresarial e de gestão, a falta de aconselhamento e o apoio especializado. Existe ainda uma componente principal referente às motivações na qual se identificou diferenças estatísticas significativas, as condições profissionais e pessoais.Entrepreneurship assumes an increasing economic and social importance in society. Entrepreneurship is relevant for different groups of the population, from which the younger groups stand out, due to the potential, that it represents in terms of employment and ability to develop new ideas. Therefore, it will be important to understand the entrepreneurial activity of young people in Portugal, what are the motivations that lead them to undertake and the main difficulties felt in the implementation of a new business. It will also be important to analyze to what extent their perceptions regarding the creation of a new business are similar or not to other entrepreneurs positioned in other age groups. To meet these research objectives the empirical study adopts a quantitative methodology. To this end, a questionnaire is conducted, online, to people who have created their own business in different age groups, so that it is possible to carry out a comparative study between the two groups of entrepreneurs (young and not young) The results indicate that young entrepreneurs point out personal and professional independence and the desire to create something of their own as the main motivations for the creation of a new business. As for the difficulties, the problems related to the financial aspect and the lack of information were identified as of the highest importance. After comparing young and not young entrepreneurs, it was concluded that the differences between both are scarce. There are statistically significant differences between the two groups only for two specific difficulties: the lack of specific training in business and management, the lack of expert advice and support. There is also one major component relating to motivations that shows significant differences, the professional and personal conditions.Bernardino, Susana Jacinta QueirósRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBrito, Clara Maria de Sousa2023-01-16T09:20:10Z2022-11-182022-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21515TID:203162293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:34.723003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O empreendedorismo assume uma importância económica e social cada vez mais maior na sociedade. O empreendedorismo é relevante para diferentes grupos da população, de onde se destaca os grupos mais jovens, em virtude do potencial que este representa em termos de emprego e capacidade de desenvolvimento de novas ideias. Por isso motivo, importará compreender a atividade empreendedora dos jovens em Portugal, quais as motivações que os levam a empreender e as principais dificuldades sentidas na implementação de um novo negócio. Importará ainda analisar em que medida as suas perceções relativamente à criação de um novo negócio são ou não semelhantes à evidenciada por outros empreendedores posicionados noutras faixas etárias. Para dar resposta a estes objetivos de investigação o estudo empírico adota uma metodologia de natureza quantitativa. Para tal é realizado um inquérito por questionário, on-line, a pessoas que tenham criado o seu próprio negócio em diferentes faixas etárias, de modo a ser possível efetuar-se um estudo comparativo entre os dois grupos de empreendedores (jovens e não jovens) Os resultados obtidos indicam que independência pessoal e profissional e o desejo de criação de algo próprio são apontadas como as principais motivações para a criação de um novo negócio pelos empreendedores jovens. Já no que toca às dificuldades, foram apontadas como de mais elevada importância, os problemas ligados à vertente financeira e à falta de informação. Após realizada a comparação entre empreendedores jovens e não jovens, chegou-se à conclusão que as diferenças entre ambos são escassas. Existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos apenas, no que concerne a duas dificuldades específicas: a falta de formação específica na área empresarial e de gestão, a falta de aconselhamento e o apoio especializado. Existe ainda uma componente principal referente às motivações na qual se identificou diferenças estatísticas significativas, as condições profissionais e pessoais. |
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