Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação à pessoa/família com neoplasia do pulmão na promoção do autocuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heleno, Liliana Sofia Santos Gaspar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43763
Resumo: Para a obtenção do grau de Mestre e do título de EEER pressupõem-se o desenvolvimento de conhecimentos e a aquisição de competências específicas e comuns, através dum percurso formativo que culmina com a realização dum relatório onde se comprova o desenvolvimento das aprendizagens preconizadas e a aquisição das referidas competências. Este percurso teve início com a elaboração dum projeto de estágio, onde foram identificadas as atividades a realizar, para alcançar os objetivos gerais e específicos estabelecidos. A área temática selecionada foi a intervenção do EEER na pessoa/família com neoplasia do pulmão na promoção do autocuidado. A neoplasia do pulmão é, atualmente, o segundo tipo de neoplasia mais frequente a nível mundial. A pessoa com este diagnóstico depara-se frequentemente com limitações e incapacidades, decorrentes da sintomatologia associada à doença e ao tratamento, que têm consequências diretas no desempenho das diferentes atividades do autocuidado, com repercussões na condição de vida do próprio e da sua família. Vários avanços têm sido desenvolvidos nos últimos anos, sendo inegável o impacto positivo nas taxas de sobrevivência. A incidência e prevalência desta doença justificam a atenção do EEER cuja intervenção permitirá a promoção do autocuidado e bem-estar destas pessoas e suas famílias. Este relatório de estágio tem como finalidade comprovar o desenvolvimento de competências comuns e específicas definidas pela OE para a atribuição do título profissional de EEER, através da descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas em contexto de estágio. Em articulação, visa ainda comprovar o desenvolvimento de competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau de Mestre. O Quadro de Referencia escolhido para nortear o percurso realizado foi o modelo conceptual de Dorothea Orem, na medida em que a conceção dos cuidados adotada teve como perspetiva a intervenção do EEER enquanto agente de autocuidado, na promoção do autocuidado e do bem-estar da pessoa, maximizando as suas capacidades, promovendo a recuperação da funcionalidade e a prevenção de complicações.
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