Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/820
Resumo: Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
id RCAP_8c1e319a314bafceb4af2b9cc7ee1d68
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras criançasEducação especialCrianças deficientesDeficientes neuromotoresCrianças deficientesComunicação SPCDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008Este estudo, que pretende investigar a relação entre o uso do Sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC e a inclusão da criança com Deficiência Neuromotora Grave (DNG) /Paralisia Cerebral no Jardim-de-infância, desenvolveu-se em duas perspectivas. Numa de cariz mais quantitativo, caracterizou-se, através de um questionário, o conhecimento e a utilização que 38 Educadores de Infância do Ensino Regular e Educadores de Apoio Educativo com crianças com DNG/Paralisia Cerebral, possuíam acerca dos Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação, mais especificamente o Sistema SPC, e a forma como o utilizavam na sua prática educativa. Numa segunda perspectiva, realizou-se um estudo mais qualitativo, com registos semanais, focalizando as interacções dos Educadores e das crianças do grupo com duas crianças com DNG/Paralisia Cerebral, através da observação de quatro actividades realizadas no Jardim- de-infância. Os resultados indicam que tantos os Educadores do Ensino Regular como os Educadores de Apoio Educativo possuem algum conhecimento dos SAAC e do SPC, mas só os Educadores de Apoio Educativo é que o sabem utilizar. Indicam também, de um modo muito evidente, que a forma como se processam as interacções entre o Educador de Infância do Ensino Regular, de Apoio Educativo e a criança com DNG/Paralisia Cerebral e as outras crianças, registadas por nós, aumentam significativamente através da utilização do sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC, sendo possível afirmar que contribuem positivamente para a inclusão da criança com DNG/Paralisia Cerebral no Ensino Regular. Por último, este estudo mostra que, apesar das crianças com DNG/Paralisia Cerebral utilizarem vários comportamentos comunicativos, é principalmente através do olhar dirigido para imagens e símbolos pictográficos do sistema SPC que se estabelece a interacção com a criança com DNG/Paralisia Cerebral.Oliveira, Isabel Maria Rodrigues do AmaralSapientiaNogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido2011-09-07T16:05:40Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:39Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:06.851290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
title Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
spellingShingle Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
Educação especial
Crianças deficientes
Deficientes neuromotores
Crianças deficientes
Comunicação SPC
title_short Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
title_full Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
title_fullStr Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
title_full_unstemmed Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
title_sort Sistema alternativo e aumentativo de comunicação SPC - outra forma de comunicar - um estudo da comunicação entre o educador de infância, a criança com deficiência neuromotora grave e as outras crianças
author Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
author_facet Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isabel Maria Rodrigues do Amaral
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Célia do Carmo Ferreira Plácido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Crianças deficientes
Deficientes neuromotores
Crianças deficientes
Comunicação SPC
topic Educação especial
Crianças deficientes
Deficientes neuromotores
Crianças deficientes
Comunicação SPC
description Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/820
url http://hdl.handle.net/10400.1/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133151482609664