Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margarida Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25022
Resumo: Com o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área.
id RCAP_8c26ae9c458e2c9154e7c8e9658c789b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo SantosBusiness2BusinessMicroempresasEmail marketingLanding pageNewsletterLinkedinCanais digitaisMicro-companyLanding pageDigital chanelsGestãoCom o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área.With the development of the automation industry, there is a growing need for both materials and knowledge of new techniques. It’s a constantly evolving sector, and if small companies want to be a reference in their area, they must keep up with the growth of the sector. That said, they must have a strong digital presence, so their services can be found and requested, either through social media or through their own websites. This report describes the entire process developed durint the five-month project in partnership with Orlando Ricardo Santos, a renowned micro-company in the automation industry with 25 years of existence, but not very comfortable with its digital channels. This project has, as its purpose, a strategy that included the requalification of the company’s existing digital channels and the creation (and respective content plan) of a relevant channel for the company: LinkedIn. Thus, a literature review was conducted for informed decision making, the planning of the entire strategy, the definition of actions and KPI’s for its measurement, its implementation and, finally, the analysis of its effectiveness. The final result reveals an improvement in Orlando Ricardo Santos’ digital presence, with a positive impact on its turnover, and a great willingness to continue this partnership. Because it’s a national micro-company, there aren’t many case studies in this area. Therefore, this project can be used as a reference in the future and as a model for more companies to grow and develop the national economy. It’s expected that this project can serve as leverage for an investment in the digital channels of national micro-companies and motivate further studies in this area.Silva, Pedro Bruno Mendonça daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Margarida Pinheiro2024-02-15T14:04:28Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25022TID:203528212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.890171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
title Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
spellingShingle Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
Santos, Margarida Pinheiro
Business2Business
Microempresas
Email marketing
Landing page
Newsletter
Linkedin
Canais digitais
Micro-company
Landing page
Digital chanels
Gestão
title_short Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
title_full Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
title_fullStr Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
title_full_unstemmed Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
title_sort Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
author Santos, Margarida Pinheiro
author_facet Santos, Margarida Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Pedro Bruno Mendonça da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margarida Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Business2Business
Microempresas
Email marketing
Landing page
Newsletter
Linkedin
Canais digitais
Micro-company
Landing page
Digital chanels
Gestão
topic Business2Business
Microempresas
Email marketing
Landing page
Newsletter
Linkedin
Canais digitais
Micro-company
Landing page
Digital chanels
Gestão
description Com o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27
2023-07-27T00:00:00Z
2024-02-15T14:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25022
TID:203528212
url http://hdl.handle.net/10400.22/25022
identifier_str_mv TID:203528212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137443536961536