Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25022 |
Resumo: | Com o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área. |
id |
RCAP_8c26ae9c458e2c9154e7c8e9658c789b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo SantosBusiness2BusinessMicroempresasEmail marketingLanding pageNewsletterLinkedinCanais digitaisMicro-companyLanding pageDigital chanelsGestãoCom o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área.With the development of the automation industry, there is a growing need for both materials and knowledge of new techniques. It’s a constantly evolving sector, and if small companies want to be a reference in their area, they must keep up with the growth of the sector. That said, they must have a strong digital presence, so their services can be found and requested, either through social media or through their own websites. This report describes the entire process developed durint the five-month project in partnership with Orlando Ricardo Santos, a renowned micro-company in the automation industry with 25 years of existence, but not very comfortable with its digital channels. This project has, as its purpose, a strategy that included the requalification of the company’s existing digital channels and the creation (and respective content plan) of a relevant channel for the company: LinkedIn. Thus, a literature review was conducted for informed decision making, the planning of the entire strategy, the definition of actions and KPI’s for its measurement, its implementation and, finally, the analysis of its effectiveness. The final result reveals an improvement in Orlando Ricardo Santos’ digital presence, with a positive impact on its turnover, and a great willingness to continue this partnership. Because it’s a national micro-company, there aren’t many case studies in this area. Therefore, this project can be used as a reference in the future and as a model for more companies to grow and develop the national economy. It’s expected that this project can serve as leverage for an investment in the digital channels of national micro-companies and motivate further studies in this area.Silva, Pedro Bruno Mendonça daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Margarida Pinheiro2024-02-15T14:04:28Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25022TID:203528212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:19.890171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
title |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
spellingShingle |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos Santos, Margarida Pinheiro Business2Business Microempresas Email marketing Landing page Newsletter Canais digitais Micro-company Landing page Digital chanels Gestão |
title_short |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
title_full |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
title_fullStr |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
title_full_unstemmed |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
title_sort |
Requalificação dos canais digitais da Orlando Ricardo Santos |
author |
Santos, Margarida Pinheiro |
author_facet |
Santos, Margarida Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Pedro Bruno Mendonça da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Margarida Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business2Business Microempresas Email marketing Landing page Newsletter Canais digitais Micro-company Landing page Digital chanels Gestão |
topic |
Business2Business Microempresas Email marketing Landing page Newsletter Canais digitais Micro-company Landing page Digital chanels Gestão |
description |
Com o desenvolvimento da indústria da automação, existe uma crescente necessidade, tanto de materiais como de conhecimento a nível das novas técnicas utilizada. É um setor em constante evolução e, se as pequenas empresas querem ser referência no seu meio, devem acompanhar o crescimento do setor. Posto isto, devem ter uma forte presença digital, para que os seus serviços possam ser encontrados e requisitados, seja através de redes sociais ou dos seus websites. Consta, no presente relatório, todo o processo realizado durante os cinco meses de projeto em parceria com a Orlando Ricardo Santos, uma microempresa de renome na indústria da automação que conta com 25 anos de existência, mas pouco à vontade no que toca aos seus canais digitais. Este projeto teve, como objetivo, uma estratégia que incluiu a requalificação dos canais digitais já existentes da empresa e a criação (e respetivo plano de conteúdo) de um canal relevante para a mesma: o LinkedIn. Assim, efetuou-se uma revisão da literatura para poder tomar decisões fundamentadas, o planeamento de toda a estratégia, a definição de ações e dos KPI’s para a sua medição, a aplicação das mesmas e, por fim, a análise do seu efeito. O resultado final revela uma melhoria na presença digital da Orlando Ricardo Santos, com um impacto positivo na sua faturação e uma grande vontade para continuar esta parceria. Devido a ser uma microempresa nacional, não existem muitos casos de estudo nesta área. Assim, este projeto pode ser utilizado como referência no futuro e ser utilizado como modelo para que mais empresas possam crescer e desenvolverem a economia nacional. Espera-se que este projeto possa servir como alavancagem para um investimento nos canais digitais das microempresas nacionais e motivar a mais estudos nesta área. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27 2023-07-27T00:00:00Z 2024-02-15T14:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25022 TID:203528212 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25022 |
identifier_str_mv |
TID:203528212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137443536961536 |