Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos-Raposo, José
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Octávio V., Teixeira, Carla M., Fernandes, Helder Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.6063/motricidade.187
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.187
Resumo: Este estudo analisa a relação entre múltiplas dimensões do autoconceito e o consumo de álcool no seio da adolescência escolarizada. Uma amostra de 642 alunos (263 rapazes e 379 raparigas) do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, respondeu, de forma anónima e confidencial, a um questionário de autoconceito (SDQ II) acoplado a um outro relativo a consumos. Os resultados evidenciam uma ausência de relações significativas entre o autoconceito geral ou auto-estima e a ingestão de álcool, bem como uma relação pouca expressiva, verificada apenas ao nível do sexo feminino, entre o consumo de bebidas alcoólicas e o autoconceito total, corroborando a tese que defende a fraca sensibilidade e a consequente escassa utilidade das dimensões globais do autoconceito. Em contrapartida, observam-se relações estatisticamente significativas entre algumas facetas específicas do autoconceito e o consumo de álcool, cujo padrão de correlações varia de acordo com a consideração do sexo dos sujeitos, sugerindo uma leitura em termos de envolvência cultural.
id RCAP_8c43361797e1cc8fa38d680c09cb06cd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunosRelação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunosOriginal ArticleEste estudo analisa a relação entre múltiplas dimensões do autoconceito e o consumo de álcool no seio da adolescência escolarizada. Uma amostra de 642 alunos (263 rapazes e 379 raparigas) do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, respondeu, de forma anónima e confidencial, a um questionário de autoconceito (SDQ II) acoplado a um outro relativo a consumos. Os resultados evidenciam uma ausência de relações significativas entre o autoconceito geral ou auto-estima e a ingestão de álcool, bem como uma relação pouca expressiva, verificada apenas ao nível do sexo feminino, entre o consumo de bebidas alcoólicas e o autoconceito total, corroborando a tese que defende a fraca sensibilidade e a consequente escassa utilidade das dimensões globais do autoconceito. Em contrapartida, observam-se relações estatisticamente significativas entre algumas facetas específicas do autoconceito e o consumo de álcool, cujo padrão de correlações varia de acordo com a consideração do sexo dos sujeitos, sugerindo uma leitura em termos de envolvência cultural.This study examines the relation between multiple self-concept dimensions and alcohol consumption within the adolescent schooling. A sample of 642 students (263 boys and 379 girls) aged between 15 and 23 years completed the Self-Description Questionnaire II (SDQ II) and an alcohol drinking measure. Results reveal an absence of significant relationships between global self-esteem and alcohol consumption and a small relation, found only in the female, between alcoholic drinking and global self-concept, supporting the assumption that supports the low sensitivity and the consequent use of scarce global dimensions of the self. In contrast, there are significant relations between some specific dimensions of the self and alcohol consumption, whilst the correlation coefficients vary according to subject’s gender, suggesting a cultural involvement based analysis.Edições Sílabas Didáticas2009-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.187por2182-29721646-107XVasconcelos-Raposo, JoséGonçalves, Octávio V.Teixeira, Carla M.Fernandes, Helder Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:02:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:02:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
title Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
spellingShingle Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
Vasconcelos-Raposo, José
Original Article
Vasconcelos-Raposo, José
Original Article
title_short Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
title_full Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
title_fullStr Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
title_full_unstemmed Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
title_sort Relação entre dimensões do autoconceito e consumo de álcool em alunos
author Vasconcelos-Raposo, José
author_facet Vasconcelos-Raposo, José
Vasconcelos-Raposo, José
Gonçalves, Octávio V.
Teixeira, Carla M.
Fernandes, Helder Miguel
Gonçalves, Octávio V.
Teixeira, Carla M.
Fernandes, Helder Miguel
author_role author
author2 Gonçalves, Octávio V.
Teixeira, Carla M.
Fernandes, Helder Miguel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos-Raposo, José
Gonçalves, Octávio V.
Teixeira, Carla M.
Fernandes, Helder Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description Este estudo analisa a relação entre múltiplas dimensões do autoconceito e o consumo de álcool no seio da adolescência escolarizada. Uma amostra de 642 alunos (263 rapazes e 379 raparigas) do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, respondeu, de forma anónima e confidencial, a um questionário de autoconceito (SDQ II) acoplado a um outro relativo a consumos. Os resultados evidenciam uma ausência de relações significativas entre o autoconceito geral ou auto-estima e a ingestão de álcool, bem como uma relação pouca expressiva, verificada apenas ao nível do sexo feminino, entre o consumo de bebidas alcoólicas e o autoconceito total, corroborando a tese que defende a fraca sensibilidade e a consequente escassa utilidade das dimensões globais do autoconceito. Em contrapartida, observam-se relações estatisticamente significativas entre algumas facetas específicas do autoconceito e o consumo de álcool, cujo padrão de correlações varia de acordo com a consideração do sexo dos sujeitos, sugerindo uma leitura em termos de envolvência cultural.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.187
url https://doi.org/10.6063/motricidade.187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822181879905779712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.6063/motricidade.187