Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, M.R.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, J., Serra, J., Marujo, N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24720
Resumo: Vive-se atualmente um contexto de reflexão internacional por parte de diversos investigadores que reconhecem a necessidade de reinventar os planos de estudos e as suas dinâmicas de formação, de modo a que os alunos fiquem mais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho (e.g. Ayikoru, Tribe & Airey, 2009; Fidgeon, 2010; Hoidn & Kärkkäinen, 2014; OECD, 2016; Stergiou, Airey & Riley, 2008). São valorizadas iniciativas que envolvam dinâmicas educativas inovadoras e que sejam capazes de incutir nos alunos as qualidades humanas necessárias para desenvolver um sentido mais crítico sobre os problemas sociais que realmente afetam a nossa sociedade e, em consequência, possam ter efeitos positivos no nível de competitividade das empresas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o contexto no qual a licenciatura em Turismo da Universidade de Évora promoveu uma iniciativa, de carácter voluntário e inovador, para comemorar o Dia Mundial de Turismo, em 27 de setembro de 2016, subordinado ao tema “Tourism For All – Promoting Universal Accessibility”. Em anos anteriores, o Dia Mundial de Turismo foi comemorado com a dinamização de iniciativas que visavam sensibilizar a população local para a existência deste acontecimento. No entanto, este ano optou-se por uma estratégia educativa que pudesse reforçar as competências dos alunos sobre este tema de relevante atualidade e importância.
id RCAP_8c47557cf1295af18175e8b5b535d020
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de ÉvoraTurismo acessíveliniciativas educativasDia Mundial do Turismolicenciatura em turismUniversidade de ÉvoraVive-se atualmente um contexto de reflexão internacional por parte de diversos investigadores que reconhecem a necessidade de reinventar os planos de estudos e as suas dinâmicas de formação, de modo a que os alunos fiquem mais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho (e.g. Ayikoru, Tribe & Airey, 2009; Fidgeon, 2010; Hoidn & Kärkkäinen, 2014; OECD, 2016; Stergiou, Airey & Riley, 2008). São valorizadas iniciativas que envolvam dinâmicas educativas inovadoras e que sejam capazes de incutir nos alunos as qualidades humanas necessárias para desenvolver um sentido mais crítico sobre os problemas sociais que realmente afetam a nossa sociedade e, em consequência, possam ter efeitos positivos no nível de competitividade das empresas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o contexto no qual a licenciatura em Turismo da Universidade de Évora promoveu uma iniciativa, de carácter voluntário e inovador, para comemorar o Dia Mundial de Turismo, em 27 de setembro de 2016, subordinado ao tema “Tourism For All – Promoting Universal Accessibility”. Em anos anteriores, o Dia Mundial de Turismo foi comemorado com a dinamização de iniciativas que visavam sensibilizar a população local para a existência deste acontecimento. No entanto, este ano optou-se por uma estratégia educativa que pudesse reforçar as competências dos alunos sobre este tema de relevante atualidade e importância.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e PT2020, no âmbito do projeto UID/HIS/00057 – POCI-01-0145-FEDER-0077022019-02-18T15:04:35Z2019-02-182018-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24720http://hdl.handle.net/10174/24720porBorges, M.R.; Lima, J.; Serra, J., Marujo N. (2018). Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora, Revista Turismo & Desenvolvimento, 2 (27-28), 279-282.2182-1453mrborges@uevora.ptjisl@uevora.ptjserra@uevora.ptnoemi@uevora.pt746Borges, M.R.Lima, J.Serra, J.Marujo, N.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:14.293121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
title Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
spellingShingle Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
Borges, M.R.
Turismo acessível
iniciativas educativas
Dia Mundial do Turismo
licenciatura em turism
Universidade de Évora
title_short Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
title_full Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
title_fullStr Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
title_full_unstemmed Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
title_sort Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da licenciatura em Turismo da Universidade de Évora
author Borges, M.R.
author_facet Borges, M.R.
Lima, J.
Serra, J.
Marujo, N.
author_role author
author2 Lima, J.
Serra, J.
Marujo, N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, M.R.
Lima, J.
Serra, J.
Marujo, N.
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo acessível
iniciativas educativas
Dia Mundial do Turismo
licenciatura em turism
Universidade de Évora
topic Turismo acessível
iniciativas educativas
Dia Mundial do Turismo
licenciatura em turism
Universidade de Évora
description Vive-se atualmente um contexto de reflexão internacional por parte de diversos investigadores que reconhecem a necessidade de reinventar os planos de estudos e as suas dinâmicas de formação, de modo a que os alunos fiquem mais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho (e.g. Ayikoru, Tribe & Airey, 2009; Fidgeon, 2010; Hoidn & Kärkkäinen, 2014; OECD, 2016; Stergiou, Airey & Riley, 2008). São valorizadas iniciativas que envolvam dinâmicas educativas inovadoras e que sejam capazes de incutir nos alunos as qualidades humanas necessárias para desenvolver um sentido mais crítico sobre os problemas sociais que realmente afetam a nossa sociedade e, em consequência, possam ter efeitos positivos no nível de competitividade das empresas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o contexto no qual a licenciatura em Turismo da Universidade de Évora promoveu uma iniciativa, de carácter voluntário e inovador, para comemorar o Dia Mundial de Turismo, em 27 de setembro de 2016, subordinado ao tema “Tourism For All – Promoting Universal Accessibility”. Em anos anteriores, o Dia Mundial de Turismo foi comemorado com a dinamização de iniciativas que visavam sensibilizar a população local para a existência deste acontecimento. No entanto, este ano optou-se por uma estratégia educativa que pudesse reforçar as competências dos alunos sobre este tema de relevante atualidade e importância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10T00:00:00Z
2019-02-18T15:04:35Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24720
http://hdl.handle.net/10174/24720
url http://hdl.handle.net/10174/24720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Borges, M.R.; Lima, J.; Serra, J., Marujo N. (2018). Estratégia de sensibilização dos alunos universitários para o tema do turismo acessível: O caso da Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora, Revista Turismo & Desenvolvimento, 2 (27-28), 279-282.
2182-1453
mrborges@uevora.pt
jisl@uevora.pt
jserra@uevora.pt
noemi@uevora.pt
746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634154778624