Arquitetura religiosa: reflexões em torno do espaço religioso no século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/8765 |
Resumo: | A arquitetura religiosa possui uma história milenar que não pode ser esquecida na realização da prática de projeto, sendo a história da arquitetura essencial para o processo arquitetónico do espaço religioso. O cenário do exercício lançado na vertente prática de Projeto Final de Arquitetura – Igreja, Complexo Paroquial e Social da Portela -, permitiu a reflexão e interrogação sobre o espaço religioso no 3º milénio, só conseguida com o auxílio da história da arquitetura religiosa, que se torna uma ferramenta do projeto arquitetónico. Os espaços religiosos seguiram linhas de pensamento comuns através dos séculos e procuraram ambientes característicos, levando a que este se tornasse atemporal, nomeadamente no que diz respeito ao seu simbolismo. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro é imagem dessa continuidade, que apesar da sua inovação, era um projeto não revolucionário pela atemporalidade do espaço religioso. Todos os projetos, desde os primórdios da arquitetura religiosa, procuraram dar resposta às necessidades litúrgicas e às necessidades globais de cada época, sendo que a arquitetura religiosa contemporânea não é diferente. Assim, o espaço religioso no 3º milénio deve procurar responder às diligências litúrgicas defendidas no Concilio do Vaticano II, procurando dar continuidade aos elementos atemporais como a luz e o centro simbólico. Existem assim elementos e preocupações arquitetónicas atemporais no pensamento sobre o espaço religioso, que ultrapassam mudanças estilísticas e litúrgicas. Não existe um modelo do espaço religioso do século XXI, mas existem sim matrizes que podem ser seguidas na procura por um espaço que responda às necessidades da igreja. As diligências e matrizes não condicionam o projeto de arquitetura mas completam-no. |
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