Validação de competências, homogamia e dinâmicas familiares: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Alda Botelho de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3715
Resumo: O presente trabalho procura estudar a homogamia e as dinâmicas familiares em torno do processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC), o programa governamental de validação das aprendizagens formais, não-formais e informais. No Capítulo 1 efectua-se a revisão da literatura científica sobre o mercado matrimonial e os capitais individuais. No Capítulo 2 apresenta-se a iniciativa Novas Oportunidades e a metodologia da investigação realizada. O Capítulo 3 reconstitui os percursos escolares, conjugais e familiares dos adultos em processo de reconhecimento na Grande Lisboa, no ano de 2009, através dos dados obtidos na inquirição por questionário. O Capítulo 4 analisa a distância global entre os cônjuges e os contornos tanto homogâmicos como heterogâmicos. O Capítulo 5 explora as dinâmicas familiares sugeridas pelos resultados dos Capítulos 3 e 4, com base nas informações recolhidas nas entrevistas a indivíduos em processo de reconhecimento de competências. Os resultados obtidos confirmam a prevalência da regra homogâmica na população estudada. Nos casamentos heterogâmicos, o processo de RVCC favorece a aproximação dos cônjuges quanto ao nível de escolaridade. Observa-se ainda que os parentes de primeiro grau desempenham um papel activo enquanto agentes motivadores e apoiantes no processo de escolarização do adulto. Assim, o investimento no capital escolar favorece as relações familiares e estimula o autoconceito do indivíduo. Palavras-chave: demografia; educação e formação de adultos; aprendizagem ao longo da vida; validação e certificação de competências; aprendizagens formais, não-formais e informais.
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