A motivação no ingresso do Curso de Formação de Guardas na Guarda Nacional Republicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7368
Resumo: Nos dias que correm, e com a constante evolução dos sistemas sociais e das suas exigências pessoais, torna-se cada vez mais difícil transformar um curso de formação numa oportunidade aliciante e inovadora, por forma a concorrerem para tais mudanças. A Guarda Nacional Republicana, sendo uma instituição centenária, com uma idiossincrasia peculiar, moldada pela organização e disciplina, não é indiferente às mutações sociais. Assim, e face às contingências profissionais, nomeadamente escassez de oportunidades enquanto cidadãos não pertencentes a qualquer tipo de força armada ou força de segurança, cada vez mais esta instituição militar é vista como uma alternativa para um emprego estável e de prestígio. Neste âmbito, emerge o presente relatório subordinado ao tema “ A motivação no ingresso do Curso de Formação de Guardas na Guarda Nacional Republicana”. É um estudo que tem como objetivo fulcral, investigar os tipos de fatores motivacionais que influenciam um cidadão, que esteja atualmente a prestar serviço militar, que tenha prestado, ou que nunca tenha tido qualquer tipo de contacto, a optar por uma formação numa instituição militar. Para a elaboração do presente trabalho, optou-se inicialmente por efetuar um enquadramento teórico que se prende com a problemática em estudo, seguido de uma pesquisa bibliográfica para posteriormente proceder-se à redação do estado da arte. Esta tem como finalidade elencar os vários conceitos fundamentais para a compreensão e sustentação da temática. O trabalho de campo, componente essencialmente prática, assentou na aplicação de inquéritos por questionário. A utilização deste instrumento possibilitou a recolha de dados permitindo dar respostas à questão central e suas derivadas, bem como, a verificação das hipóteses, previamente levantadas. A investigação culmina com algumas ilações e recomendações.
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