Acknowledging the value of creating real options

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belchior, Ricardo Figueiredo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16362
Resumo: Mestrado em Finanças
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spelling Acknowledging the value of creating real optionsReal optionsCorporate growth real optionsCorporate valuationCorporate performance measuresEmpirical testThird generation licensesOpções reaisOpção real de crescimentoAvaliação de empresasMedidas de performance das empresasTestes empíricosLicenças de terceira geraçãoMestrado em FinançasOpções reaisln an effort to improve the visibility of good and bad (value creating) management, many papers have been written about the relation between accounting based Corporate Performance Measures (CPM) and measures of shareholder value creation. The literature on this subject gives evidence of very poor linear relations between these measures, and to improve such a surprisingly low linear relation, some authors try to build the ultimate CPM while others focus on the introduction of other variables that, in conjunction with a CPM, can provide a better explanation for the changes in companies' market value. This thesis can be grouped in this }ater group of research. Here, the research proposition was that Real Options disturb the linear relation between Corporate Performance Measures (CPM) and company's Market Value Added (MVA). To prove this proposition the 3rd generation (3G) Licenses' awards, in the telecommunications' industry, was studied. The 3G Licenses were considered to be Growth Real Options, and the price paid the proxy for their value. Time­ series and cross-section regression analysis, gave a positive answer to the research question once there was a best fitting of linear models for companies that did not have the 3G Real Options, and for those who had, improvements were made on the linear models' explicability when the proxy for the Real Options' value was introduced. A somewhat puzzling result was that though the Real Option's variable, 3G License, had a coefficient significant at a 90% confidence levei in more than half of the models tested, it did not result to always have the expected positive sign.Com o objectivo de melhorar a visibilidade da boa e má gestão (criação versus destruição de valor), vários artigos já foram publicados acerca da relação entre as medidas de performance das empresas baseadas em dados contabilísticos (CPM) e as medidas do valor criado para os accionistas. A literatura sobre este tema evidencia uma muito fraca relação linear entre estes dois tipos de medidas, sendo que de forma a melhorar esta surpreendente fraca relação, alguns autores têm concentrado os seus esforços na criação da melhor medida de performance possível, enquanto outros concentram as suas atenções na introdução de outras variáveis explicativas que, em conjunto com as CPM, possam explicar melhor as variações do valor de mercado das empresas. Esta dissertação pode ser incluída neste último grupo de investigação. A hipótese que subjaz a esta tese é a seguinte: as Opções Reais prejudicam a existência de uma simples relação linear entre as medidas de performance (CPM) e o Market Value Added (MVA) das empresas. Com o objectivo de confirmar a veracidade desta hipótese foi utilizado o evento da atribuição das licenças de terceira geração (3G) na indústria das telecomunicações. As Licenças 3G foram consideradas como Opções Reais de Crescimento e o preço pago por estas uma proxy para o valor das opções. Utilizando regressões em time-series e cross-section, para a análise dos dados, foi possível identificar que os modelos lineares se adaptavam melhor às empresas que não tinham a Opção Real licença 3G e que os modelos lineares aplicados às empresas com essa Opção Real, verificavam uma melhoria no seu nível explicativo quando uma proxy para o valor dessas opções era nestes incorporada. Um resultado não esperado foi o facto de, apesar da variável Opção Real 3G ter um coeficiente significativo (a 90% de nível confiança) em mais de metade dos modelos testados, este coeficiente não ser sempre positivo.Pinto, Maria Helena FerreiraRepositório da Universidade de LisboaBelchior, Ricardo Figueiredo2018-11-20T15:29:32Z2007-052007-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16362engBelchior, Ricardo Figueiredo (2007). " Acknowledging the value of creating real options". Tese de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:47.216342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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