O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68579
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
id RCAP_8c7b670d7309e7a9471cf8c42427d838
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-LuandaThe contribution of the Areas of Pedagogical Influence (ZIP), as a training entity, for the quality of education in Angola: a study in the Municipal Education District of Ingombota- LuandaDesenvolvimento profissionalFormação continuaZonas de influência pedagógicaAreas of pedagogical influenceContinuing educationProfessional developmentCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)A formação inicial e contínua e o desenvolvimento profissional constituem hoje uma das grandes questões em debate, pois determinam, em grande medida, o rumo da sociedade assim como assume uma preocupação dos profissionais das várias áreas face à globalização. Atendendo a esta dinâmica, a educação não ficou alheia e foi implementando reformas no sistema educativo. A formação profissional contínua do corpo docente tem sido um ponto comum em todas as sociedades que, cada vez mais tem feito estudos com perspetivas centradas na identidade profissional e formação profissional permanente. Este trabalho de investigação tem como tema central o contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda. O principal objetivo é analisar o processo de formação contínua que tem sido levado a cabo pelas estruturas educativas no âmbito das estratégias das ZIP, a partir das perceções dos diretores, subdiretores e professores coordenadores, pois estas estruturas estão centradas na formação contínua dos professores para a melhoria da qualidade do ensino em Angola. Para o aprofundamento e análise deste tema, a revisão da literatura levou-nos a abordar a formação do professor hoje para o processo da sua profissionalização e desenvolvimento profissional e a formação de professores em Angola, nomeadamente o processo de formação inicial e contínua. Apresentamos e descrevemos a estrutura e o funcionamento, objetivos e o processo de formação de professores nas ZIP. No nosso estudo recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Na pesquisa empírica e recolha de dados utilizamos a análise documental e dois inquéritos por questionário adaptados: um destinado a professores coordenadores e outro a diretores e subdiretores aos quais responderam um total de 108 sujeitos. Para o tratamento e análise dos dados recorremos ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 26 e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo evidenciam uma perceção positiva por parte dos respondentes sobre o impacto da formação continua dinamizada pelas ZIP no desenvolvimento profissional docente favorecendo a reflexão, partilha de experiencias, reformulação das práticas docentes. Os conteúdos abordados incidem mais na pedagogia e didática do ensino. Não existem diferenças significativas entre a perceção dos professores e dos diretores; todavia, os diretores têm uma perceção mais favorável que os professores sobre o funcionamento da ZIP e sobre a melhoria alcançada após formação.Initial and continuous training and professional development are today one of the major issues under debate, as they determine, to a large extent, the direction of society as well as assuming a concern of professionals in various areas in the face of globalization. In view of this dynamic, education was not alienated and reforms were implemented in the education system. The continuous professional training of the teaching staff has been a common point in all societies that, increasingly, have been conducting studies with perspectives centered on professional identity and permanent professional training. This research work has as its central theme the contribution of the Areas of Pedagogical Influence (ZIP), as a training entity, for the quality of education in Angola: a study in the Municipal Education District of Ingombota-Luanda. The main objective is to analyze the process of continuous training that has been carried out by the educational structures within the scope of the ZIP strategies, from the perceptions of the directors, sub-directors and coordinating teachers, as these structures are centered on the continuous training of teachers for the improving the quality of education in Angola. In order to deepen and analyze this topic, the literature review has led us to address the training of teachers today for the process of their professionalization and professional development and the training of teachers in Angola, namely the process of initial and continuing training. We present and describe the structure and functioning, objectives and the process of teacher training in the ZIP. In our study, we used a quantitative and qualitative methodology. In the empirical research and data collection, we used documentary analysis and two adapted questionnaire surveys: one aimed at coordinating professors and another at principals and sub-principals, to whom 108 subjects responded. For the treatment and analysis of the data, we used the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 26 and content analysis. The results of the study show a positive perception on the part of the respondents about the impact of the continuing training promoted by the ZIP on the professional development of teachers, favoring reflection, sharing experiences, reformulating teaching practices. The contents covered focus more on teaching pedagogy and didactics. There are no significant differences between the perceptions of teachers and principals; however, the directors have a more favorable perception than the teachers about the operation of the ZIP and the improvement achieved after training.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoNascimento, Joana Benvinda Lameira do20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68579por202530060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:18.476709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
The contribution of the Areas of Pedagogical Influence (ZIP), as a training entity, for the quality of education in Angola: a study in the Municipal Education District of Ingombota- Luanda
title O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
spellingShingle O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
Desenvolvimento profissional
Formação continua
Zonas de influência pedagógica
Areas of pedagogical influence
Continuing education
Professional development
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
title_full O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
title_fullStr O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
title_full_unstemmed O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
title_sort O contributo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), enquanto entidade formadora, para a qualidade do ensino em Angola: um estudo no Distrito Municipal de Educação da Ingombota-Luanda
author Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
author_facet Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joana Benvinda Lameira do
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação continua
Zonas de influência pedagógica
Areas of pedagogical influence
Continuing education
Professional development
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Desenvolvimento profissional
Formação continua
Zonas de influência pedagógica
Areas of pedagogical influence
Continuing education
Professional development
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68579
url http://hdl.handle.net/1822/68579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202530060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132933384044544