Moda nupcial: preferências de mercado e propostas customizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1680 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação, Moda Nupcial: Preferências de Mercado e Propostas Customizadas, visa estudar as preferências das consumidoras relativamente à moda nupcial a usar na cerimónia de maior relevo na cultura ocidental: o casamento. Nesta cerimónia, indiscutivelmente, a figura de destaque é a noiva. O que se pretende neste estudo é a análise da oferta presente no mercado de moda nupcial feminina e também do que as consumidoras deste tipo de produto mais procuram, de modo a conseguir constituir um manual que possa ser consultado por todos os interessados neste tema. A evolução histórica da moda nupcial, e demais factores relacionados com a cerimónia, estão presentes neste trabalho. Os elementos de design do vestuário de noiva mais relevantes também são abordados, tais como os materiais, as formas, as cores, entre outros. As formas de comercialização, mais comuns neste tipo de vestuário, são aqui referidas. As lojas, as feiras, os ateliers de designer, ou a internet, são alguns dos meios abordados. Posteriormente, na parte experimental, deseja saber-se se existem factores que influenciam as escolhas das noivas, como a idade, a altura do dia e a estação em que estas casam. Pretende-se, também, preparar uma plataforma de trabalho, na qual se possam disponibilizar produtos de moda nupcial customizados. Utilizando ferramentas de simulação 3D, informação obtida através de inquéritos, bem como a revisão de literatura, aspira-se a criar uma proposta de uma página virtual, em que a consumidora de moda nupcial possa participar da criação, ao nível do design, de um vestido de noiva por ela customizado, de forma interactiva, podendo aceder à pré-visualização desse mesmo artigo, sem ter que o experimentar. Na conclusão deste trabalho, constata-se que a customização é uma possibilidade de mercado cada vez mais significativa, e um meio para optimizar a indústria da moda nupcial, no sentido de satisfazer as necessidades tanto do consumidor, como do empresário. |
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Moda nupcial: preferências de mercado e propostas customizadasModa nupcial - CustomizaçãoModa nupcial - Customização - MercadoDesign moda - Vestuário de noivaProdutos customizados - Vestuário de noivaO presente trabalho de investigação, Moda Nupcial: Preferências de Mercado e Propostas Customizadas, visa estudar as preferências das consumidoras relativamente à moda nupcial a usar na cerimónia de maior relevo na cultura ocidental: o casamento. Nesta cerimónia, indiscutivelmente, a figura de destaque é a noiva. O que se pretende neste estudo é a análise da oferta presente no mercado de moda nupcial feminina e também do que as consumidoras deste tipo de produto mais procuram, de modo a conseguir constituir um manual que possa ser consultado por todos os interessados neste tema. A evolução histórica da moda nupcial, e demais factores relacionados com a cerimónia, estão presentes neste trabalho. Os elementos de design do vestuário de noiva mais relevantes também são abordados, tais como os materiais, as formas, as cores, entre outros. As formas de comercialização, mais comuns neste tipo de vestuário, são aqui referidas. As lojas, as feiras, os ateliers de designer, ou a internet, são alguns dos meios abordados. Posteriormente, na parte experimental, deseja saber-se se existem factores que influenciam as escolhas das noivas, como a idade, a altura do dia e a estação em que estas casam. Pretende-se, também, preparar uma plataforma de trabalho, na qual se possam disponibilizar produtos de moda nupcial customizados. Utilizando ferramentas de simulação 3D, informação obtida através de inquéritos, bem como a revisão de literatura, aspira-se a criar uma proposta de uma página virtual, em que a consumidora de moda nupcial possa participar da criação, ao nível do design, de um vestido de noiva por ela customizado, de forma interactiva, podendo aceder à pré-visualização desse mesmo artigo, sem ter que o experimentar. Na conclusão deste trabalho, constata-se que a customização é uma possibilidade de mercado cada vez mais significativa, e um meio para optimizar a indústria da moda nupcial, no sentido de satisfazer as necessidades tanto do consumidor, como do empresário.This research paper, Moda Nupcial: Preferências de Mercado e Propostas Customizadas tries to analyze consumer‟s preferences in regards to wedding garments to wear in the most relevant ceremony in western cultures: the wedding ceremony. In this ceremony, with no doubt, the leading figure is the bride. This paper‟s aim is to analyse what is available on the bridal fashion market and also what the consumers look for, in order to produce a guide so that interested people may take advice with. The historical evolution of bridal fashion and other factors related to the ceremony are present in this work. The most relevant design elements, such as materials, shapes, colours, among others, are also addressed. The most common types of trade, of this king of apparel, are discussed. The stores, fairs, the designer ateliers, or the Internet, are addressed. Subsequently, in the experimental part of this paper, we wish to know whether there are factors that influence brides‟ choices, like age, the time of day and season in which they marry. It is intended to also prepare a work platform in which to provide custom bridal fashion products. Using 3D simulation tools, surveys‟ information and the literature review, the aim is to create a plan for a webpage where the consumer of bridal fashion can participate in the creation and design, by customized herself, of a wedding dress, interactively, and be able to access the preview of that product, without having to try it on. It seems that the customization is an increasingly significant market possibility, and a means to optimize the bridal fashion industry, to meet the needs of both the consumer and the industry.Universidade da Beira InteriorPereira, Maria Madalena RochauBibliorumAndrade, Sara Cristina Simões de2014-04-17T09:18:06Z2010-102010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:27.678918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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