O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4075 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim-de-Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica Adães Bermudes, com uma turma de 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A PES proporciona aos futuros educadores/professores as vertentes de observação, prática e reflexão, e, é de grande relevância, pois permite que os alunos entrem em contato com o mundo do trabalho e a realidade do jardim-de-infância, bem como do 1.º CEB. Pretende também que tenham a oportunidade de vivenciar, numa perspetiva de realização de atividades que promovam uma PES fundamentada, exequível e eficaz. Requere que os alunos, em contexto de jardim-de-infância e 1.º CEB, analisem as práticas pedagógicas implementadas, para que, de forma organizada e orientada, sejam capazes de elaborar planificações e realizar atividades que promovam o desenvolvimento das crianças e que realizem reflexões sobre as práticas efetuadas. Esta prática, também tenciona preparar os alunos para a futura profissão de educadores/professores, fornecendo a estes as competências necessárias para intervirem de forma inclusiva e integradora no apoio a projetos inovadores em contextos educativos formais e não formais. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro e último capítulo, apresenta-se o estudo da investigação realizado através da observação do comportamento dos alunos enquanto escutam diferentes estilos musicais: música tradicional e música erudita, para aferir da sua importância em sala de aula. Sendo generalizado os estudos que defendem o uso da música erudita em contexto educativo, pretendo defender o uso da música tradicional como forma de veicular conhecimento não só musical, mas também linguístico, formal e estético. |
id |
RCAP_8ca2ec130589808a8196957ce489d33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4075 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música eruditaMúsica TradicionalMúsica EruditaPrática de Ensino SupervisionadaPré-EscolarO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim-de-Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica Adães Bermudes, com uma turma de 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A PES proporciona aos futuros educadores/professores as vertentes de observação, prática e reflexão, e, é de grande relevância, pois permite que os alunos entrem em contato com o mundo do trabalho e a realidade do jardim-de-infância, bem como do 1.º CEB. Pretende também que tenham a oportunidade de vivenciar, numa perspetiva de realização de atividades que promovam uma PES fundamentada, exequível e eficaz. Requere que os alunos, em contexto de jardim-de-infância e 1.º CEB, analisem as práticas pedagógicas implementadas, para que, de forma organizada e orientada, sejam capazes de elaborar planificações e realizar atividades que promovam o desenvolvimento das crianças e que realizem reflexões sobre as práticas efetuadas. Esta prática, também tenciona preparar os alunos para a futura profissão de educadores/professores, fornecendo a estes as competências necessárias para intervirem de forma inclusiva e integradora no apoio a projetos inovadores em contextos educativos formais e não formais. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro e último capítulo, apresenta-se o estudo da investigação realizado através da observação do comportamento dos alunos enquanto escutam diferentes estilos musicais: música tradicional e música erudita, para aferir da sua importância em sala de aula. Sendo generalizado os estudos que defendem o uso da música erudita em contexto educativo, pretendo defender o uso da música tradicional como forma de veicular conhecimento não só musical, mas também linguístico, formal e estético.Instituto Politécnico da Guarda2018-07-16T09:58:41Z2018-07-162018-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4075http://hdl.handle.net/10314/4075TID:201949741porRodrigues, Mariana Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:52Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:13.004172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
title |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
spellingShingle |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita Rodrigues, Mariana F Música Tradicional Música Erudita Prática de Ensino Supervisionada Pré-Escolar |
title_short |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
title_full |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
title_fullStr |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
title_full_unstemmed |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
title_sort |
O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita |
author |
Rodrigues, Mariana F |
author_facet |
Rodrigues, Mariana F |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mariana F |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Tradicional Música Erudita Prática de Ensino Supervisionada Pré-Escolar |
topic |
Música Tradicional Música Erudita Prática de Ensino Supervisionada Pré-Escolar |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim-de-Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica Adães Bermudes, com uma turma de 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A PES proporciona aos futuros educadores/professores as vertentes de observação, prática e reflexão, e, é de grande relevância, pois permite que os alunos entrem em contato com o mundo do trabalho e a realidade do jardim-de-infância, bem como do 1.º CEB. Pretende também que tenham a oportunidade de vivenciar, numa perspetiva de realização de atividades que promovam uma PES fundamentada, exequível e eficaz. Requere que os alunos, em contexto de jardim-de-infância e 1.º CEB, analisem as práticas pedagógicas implementadas, para que, de forma organizada e orientada, sejam capazes de elaborar planificações e realizar atividades que promovam o desenvolvimento das crianças e que realizem reflexões sobre as práticas efetuadas. Esta prática, também tenciona preparar os alunos para a futura profissão de educadores/professores, fornecendo a estes as competências necessárias para intervirem de forma inclusiva e integradora no apoio a projetos inovadores em contextos educativos formais e não formais. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro e último capítulo, apresenta-se o estudo da investigação realizado através da observação do comportamento dos alunos enquanto escutam diferentes estilos musicais: música tradicional e música erudita, para aferir da sua importância em sala de aula. Sendo generalizado os estudos que defendem o uso da música erudita em contexto educativo, pretendo defender o uso da música tradicional como forma de veicular conhecimento não só musical, mas também linguístico, formal e estético. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16T09:58:41Z 2018-07-16 2018-06-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4075 http://hdl.handle.net/10314/4075 TID:201949741 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4075 |
identifier_str_mv |
TID:201949741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136925242621952 |