O meio agente modificador de conceitos apreendidos: música tradicional vs música erudita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mariana F
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4075
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim-de-Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, enquanto o PES II decorreu na Escola Básica Adães Bermudes, com uma turma de 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A PES proporciona aos futuros educadores/professores as vertentes de observação, prática e reflexão, e, é de grande relevância, pois permite que os alunos entrem em contato com o mundo do trabalho e a realidade do jardim-de-infância, bem como do 1.º CEB. Pretende também que tenham a oportunidade de vivenciar, numa perspetiva de realização de atividades que promovam uma PES fundamentada, exequível e eficaz. Requere que os alunos, em contexto de jardim-de-infância e 1.º CEB, analisem as práticas pedagógicas implementadas, para que, de forma organizada e orientada, sejam capazes de elaborar planificações e realizar atividades que promovam o desenvolvimento das crianças e que realizem reflexões sobre as práticas efetuadas. Esta prática, também tenciona preparar os alunos para a futura profissão de educadores/professores, fornecendo a estes as competências necessárias para intervirem de forma inclusiva e integradora no apoio a projetos inovadores em contextos educativos formais e não formais. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro e último capítulo, apresenta-se o estudo da investigação realizado através da observação do comportamento dos alunos enquanto escutam diferentes estilos musicais: música tradicional e música erudita, para aferir da sua importância em sala de aula. Sendo generalizado os estudos que defendem o uso da música erudita em contexto educativo, pretendo defender o uso da música tradicional como forma de veicular conhecimento não só musical, mas também linguístico, formal e estético.
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