WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11640 |
Resumo: | O presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa. |
id |
RCAP_8ccec312362c44718de84ef6c762387d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11640 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativasEducomunicaçãoPodcastWebradioO presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)Universidade do MinhoDiegues, VítorCoutinho, Clara Pereira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11640porDIEGUES, Vítor ; COUTINHO, Clara Pereira - WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. “Prisma.com : revista de Ciências Tecnologias de Informação e Comunicação" [Em linha]. 13 (2010) 1-23. [Consult. 1 de Fev. 2011]. Disponível em WWW:http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/prismacom/article/viewFile/740/pdf>. ISSN 1646 – 3153.1646 - 3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:59.033256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
title |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
spellingShingle |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas Diegues, Vítor Educomunicação Podcast Webradio |
title_short |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
title_full |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
title_fullStr |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
title_full_unstemmed |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
title_sort |
WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas |
author |
Diegues, Vítor |
author_facet |
Diegues, Vítor Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diegues, Vítor Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Podcast Webradio |
topic |
Educomunicação Podcast Webradio |
description |
O presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/11640 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/11640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIEGUES, Vítor ; COUTINHO, Clara Pereira - WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. “Prisma.com : revista de Ciências Tecnologias de Informação e Comunicação" [Em linha]. 13 (2010) 1-23. [Consult. 1 de Fev. 2011]. Disponível em WWW:http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/prismacom/article/viewFile/740/pdf>. ISSN 1646 – 3153. 1646 - 3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132915012993024 |