WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diegues, Vítor
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11640
Resumo: O presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.
id RCAP_8ccec312362c44718de84ef6c762387d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativasEducomunicaçãoPodcastWebradioO presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)Universidade do MinhoDiegues, VítorCoutinho, Clara Pereira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11640porDIEGUES, Vítor ; COUTINHO, Clara Pereira - WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. “Prisma.com : revista de Ciências Tecnologias de Informação e Comunicação" [Em linha]. 13 (2010) 1-23. [Consult. 1 de Fev. 2011]. Disponível em WWW:http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/prismacom/article/viewFile/740/pdf>. ISSN 1646 – 3153.1646 - 3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:59.033256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
title WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
spellingShingle WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
Diegues, Vítor
Educomunicação
Podcast
Webradio
title_short WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
title_full WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
title_fullStr WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
title_full_unstemmed WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
title_sort WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas
author Diegues, Vítor
author_facet Diegues, Vítor
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Diegues, Vítor
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Podcast
Webradio
topic Educomunicação
Podcast
Webradio
description O presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11640
url http://hdl.handle.net/1822/11640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIEGUES, Vítor ; COUTINHO, Clara Pereira - WebRádio educativa : produção e utilização de Podcasts em experiências educomunicativas. “Prisma.com : revista de Ciências Tecnologias de Informação e Comunicação" [Em linha]. 13 (2010) 1-23. [Consult. 1 de Fev. 2011]. Disponível em WWW:http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/prismacom/article/viewFile/740/pdf>. ISSN 1646 – 3153.
1646 - 3153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132915012993024