Atitudes dos alunos ouvintes face à integração de alunos deficientes auditivos: Influência do contacto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3999 |
Resumo: | No presente estudo comparativo no qual trabalhamos, tivemos como objectivo investigar se o contacto é um factor determinante nas atitudes. Ou seja, se o grau de contacto influencia positiva ou negativamente as atitudes dos alunos ouvintes face à integração dos seus colegas portadores de deficiência auditiva. Desta forma, foram amostrados dois grupos com diferentes tipos de contactos. Um grupo tinha alunos portadores de deficiência auditiva integrados na turma, sendo designado o grupo com contacto ou com contacto directo, e o outro não tinha alunos integrados nem na turma nem na escola, ou seja é designado o grupo sem contacto ou com contacto nulo. Os anos de escolaridades têm a mesma representação, sendo que duas turmas são do 6ºano e as outras duas, do 8ºano. Os nosso resultados indicam que ambos os grupos apresentam atitudes favoráveis face aos alunos portadores de deficiência auditiva. No entanto, ao longo do estudo percebemos que a variável “género” seria interessante quando comparada. Os resultados foram curiosos, uma vez que existem diferenças significativas relativamente ao “género”, sendo que as raparigas sem contacto apresentam na maioria das dimensões valores significativamente diferente dos rapazes. No grupo com contacto, apenas uma dimensão é representada da mesma maneira. A aluna portadora de deficiência auditiva do 6ºano, revelou, nos testes sociométricos uma admirável integração na turma. Por fim é feita uma reflexão sobre os resultados, comparando-os com investigações e aspectos teóricos que também nos serviram de suporte no decorrer da mesma. |
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