Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36467 |
Resumo: | A aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos. |
id |
RCAP_8cf15baef00fa0a52f9511749d8a2403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do NatalimTurismo de eventosImpactesVisitantesComércio localNatalA aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos.The focus on event tourism is a strategy that increasingly stands out in reducing seasonality, due to the ability to attract visitors during the low season. It also allows generating several positive economic, social and cultural impacts in tourist destinations, since they have the ability to attract tourists, to extend their stay (increasing consumption) and generate a positive image that will lead to the intention to recommend and return. In the scope of this issue, the present research has as main goal to understand what the impact of a Christmas event in the tourism of a small city is, having as case study the event Natalim, held in Estarreja, during the low season. For the development of this research, a demand side (visitors) and supply side (event managers and local commerce) perspective was adopted. This empirical study relies on a mixed methodology, based on a questionnaire survey conducted to the event visitors and local traders, but also on an interview survey to the event managers. Through the development of this methodology, it was possible to verify that visitors visited the event for 4 or more days, with their families, but none of the visitors stayed in the municipality due to their participation in the event. In terms of local commerce, this event had a reduced impact, as the number of customers during the event was equal compared to normal commercial activity, and the economic impact of the event was reduced. Similarly to the data obtained on visitors, the event managers consider that this event does not yet have the ability to influence visitors to stay overnight in the municipality. As this data had not yet been obtained by the organizer, this study will be a determining factor for the continuous improvement of the event, allowing positive impacts to be maximized and negative ones to be minimized.2023-03-06T11:59:39Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36467porEsteves, Joana Rafaela Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:20Zoai:ria.ua.pt:10773/36467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:16.599013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
title |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
spellingShingle |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim Esteves, Joana Rafaela Santos Turismo de eventos Impactes Visitantes Comércio local Natal |
title_short |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
title_full |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
title_fullStr |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
title_full_unstemmed |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
title_sort |
Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim |
author |
Esteves, Joana Rafaela Santos |
author_facet |
Esteves, Joana Rafaela Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Joana Rafaela Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de eventos Impactes Visitantes Comércio local Natal |
topic |
Turismo de eventos Impactes Visitantes Comércio local Natal |
description |
A aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18T00:00:00Z 2022-07-18 2023-03-06T11:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36467 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137728068059136 |