Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Joana Rafaela Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36467
Resumo: A aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos.
id RCAP_8cf15baef00fa0a52f9511749d8a2403
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do NatalimTurismo de eventosImpactesVisitantesComércio localNatalA aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos.The focus on event tourism is a strategy that increasingly stands out in reducing seasonality, due to the ability to attract visitors during the low season. It also allows generating several positive economic, social and cultural impacts in tourist destinations, since they have the ability to attract tourists, to extend their stay (increasing consumption) and generate a positive image that will lead to the intention to recommend and return. In the scope of this issue, the present research has as main goal to understand what the impact of a Christmas event in the tourism of a small city is, having as case study the event Natalim, held in Estarreja, during the low season. For the development of this research, a demand side (visitors) and supply side (event managers and local commerce) perspective was adopted. This empirical study relies on a mixed methodology, based on a questionnaire survey conducted to the event visitors and local traders, but also on an interview survey to the event managers. Through the development of this methodology, it was possible to verify that visitors visited the event for 4 or more days, with their families, but none of the visitors stayed in the municipality due to their participation in the event. In terms of local commerce, this event had a reduced impact, as the number of customers during the event was equal compared to normal commercial activity, and the economic impact of the event was reduced. Similarly to the data obtained on visitors, the event managers consider that this event does not yet have the ability to influence visitors to stay overnight in the municipality. As this data had not yet been obtained by the organizer, this study will be a determining factor for the continuous improvement of the event, allowing positive impacts to be maximized and negative ones to be minimized.2023-03-06T11:59:39Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36467porEsteves, Joana Rafaela Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:20Zoai:ria.ua.pt:10773/36467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:16.599013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
title Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
spellingShingle Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
Esteves, Joana Rafaela Santos
Turismo de eventos
Impactes
Visitantes
Comércio local
Natal
title_short Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
title_full Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
title_fullStr Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
title_full_unstemmed Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
title_sort Mercados de Natal como dinamizadores de uma cidade de pequena dimensão: o caso do Natalim
author Esteves, Joana Rafaela Santos
author_facet Esteves, Joana Rafaela Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Joana Rafaela Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de eventos
Impactes
Visitantes
Comércio local
Natal
topic Turismo de eventos
Impactes
Visitantes
Comércio local
Natal
description A aposta no turismo de eventos é uma estratégia que, cada vez mais, se destaca na redução da sazonalidade, devido à capacidade de atração de visitantes durante a época baixa. Permite, ainda, gerar diversos impactes económicos, sociais e culturais positivos nos destinos turísticos, já que têm a capacidade de atrair os turistas, de prolongar a sua estadia (aumentando os consumos) e gerar uma imagem positiva que levará à intenção de recomendar e de regressar. No âmbito desta questão, a presente investigação tem como principal objetivo compreender qual é o impacto de um evento natalício no turismo de uma cidade de pequena dimensão, tendo como caso de estudo o evento Natalim, realizado em Estarreja, durante a época baixa. Para o desenvolvimento desta investigação, adotou-se uma perspetiva pelo lado da procura (visitantes) e pelo lado da oferta (gestores do evento e comércio local). Este estudo empírico conta com uma metodologia mista, com base num inquérito por questionário realizado aos visitantes do evento e aos comerciantes locais, mas também num inquérito por entrevista aos gestores do evento. Através do desenvolvimento desta metodologia, foi possível verificar que os visitantes visitaram o evento 4 ou mais dias, com a sua família, mas nenhum dos visitantes ficou alojado no concelho devido à participação no evento. Ao nível do comércio local, este evento teve um impacto reduzido, já que o número de clientes durante o evento foi igual comparando com a normal atividade comercial, sendo o impacto económico do evento reduzido. À semelhança dos dados obtidos sobre os visitantes, os gestores do Natalim consideram que este evento ainda não tem a capacidade de influenciar os visitantes a pernoitarem no concelho. Como estes dados ainda não tinham sido obtidos pela entidade organizadora, este estudo será um fator determinante para a melhoria contínua do evento, permitindo maximizar os impactes positivos e minimizar os negativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T00:00:00Z
2022-07-18
2023-03-06T11:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36467
url http://hdl.handle.net/10773/36467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137728068059136