Viver a (e para) aprender : promoção do envelhecimento ativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29239 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Viver a (e para) aprender : promoção do envelhecimento ativo613.98Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)A nossa sociedade tem vindo a caracterizar-se pelo elevado índice de envelhecimento, que constitui um desafio económico e social; embora haja alguns progressos na proteção dos direitos desta faixa etária, torna-se urgente repensar políticas e infraestruturas que façam dos nossos séniores cidadãos mais ativos e preocupados consigo e com aquilo que os rodeia. Não importa somente proporcionar momentos de ocupação de tempos livres, mas antes e, simultaneamente, momentos de aprendizagem que lhes permitam ser responsáveis pelas suas próprias vidas, em vez de membros passivos e à guarda de outrem. É importante que cada idoso tome as rédeas da sua própria vida, interessando-se pelas questões sociais e pela realidade envolvente pois eles são parte integrante de uma sociedade que ajudaram a edificar; daí suas experiências e histórias de vida puderem tornar-se pedras basilares para as gerações presentes e futuras. As instituições têm que promover a informação, formação e a educação (formal, não formal e informal) destas pessoas. Tendo em conta esta realidade, a intervenção construída e implementada em dois centros de convívio (de um município de Braga) visou promover o envelhecimento ativo e, consequentemente, o desenvolvimento de todas as dimensões dos indivíduos, bem como a melhoria da sua qualidade de vida, apostando-se em trabalho de investigação-ação participativa. Esta intervenção teve em consideração a saúde, a participação e a segurança como princípios do envelhecimento ativo, seguindo as indicações da OMS. Foram assim proporcionadas atividades que mantivessem/potencializassem a saúde, quer pessoal, quer coletiva, alertando também para as questões ambientais. O contacto com novas ferramentas tecnológicas foi, igualmente, uma forma de combater o envelhecimento. Os testemunhos de aprendizagem e de educação foram ainda partilhados com os utentes deste projeto com população jovem residentes nas mesmas áreas geográficas.Our society is been characterized by high rate of aging, which constitutes an economic and social challenge; although there is some progress in the protection of the rights of this age group, it becomes urgent to rethink policies and infrastructures to turn our seniors citizens more active and worried about themselves and about what surrounds them. It is not only important what provides moments of leisure occupation, but also, simultaneously to proportionate learning moments to allow them to be responsible for their own lives, rather than passive members under the custody of others. It is relevant that every elderly person takes the reins of his own life, as well as an interest in the social issues and the surrounding reality where they are an integral part and which they that helped to build. Hence, their experiences and life histories can become building blocks for present and future generations. The institutions must promote information, education and training (formal, non-formal and informal) to these people. Given this reality, the intervention built and implemented at two centers of conviviality (at a municipality of Braga) aimed to promote active aging and consequently the development of all aspects of individuals, as well as the improvement of their quality of life, focusing on participatory actionresearch work. This intervention has taken into consideration the health, participation and security as principles of active aging, following the indications of WHO. Were thus provided activities that maintain/potentiate personal, or collective health, warning also for environmental issues. Contact with new technological tools was also a way to promote active aging. The testimonies of learning and education were also shared with by the elderly of this project with young people residing in the same geographical areas.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoSousa, Elsa Maria da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29239por201216779info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:19ZPortal AgregadorONG |
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