Foz da saudade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15412 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Foz da saudadeReabilitação da estação Ferro-Fluvial do BarreiroPatromónioEstação Ferro-FluvialReabilitação urbanaPaisagem naturalDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.Desde os tempos antigos que o Barreiro se afirmou como um Pólo de produção Proto industrial, e mais tarde, industrial. O conhecimento e saber tecnológico são dois pontos caracterizantes do homem desta região. Contudo a chegada da industrialização, tal como aconteceu com as grandes cidades europeias que foram industrializadas, trouxe consigo grandes transformações, a todos os níveis, de uma forma e rapidez nunca antes vista. O principal catalisador destas transformações da cidade foi o comboio. Invenção de arquitetos e engenheiros, moldadas pela ânsia de modernidade característica do século XIX, as estações ferroviárias tornam-se neste momento lugares de maior importância. Lugares consagrados ao culto de uma dinâmica urbana entre a unificação da hora imposta pelo comboio e o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias a um ritmo inaudito. Encurtando distâncias e alterando a relação ente o espaço e o tempo. Tornam-se símbolos emblemáticos dos novos tempos, símbolos de uma sociedade em franco crescimento industrial, cosmopolita, fascinada pela arquitetura do ferro e do vidro e pela ideia de progresso. Localizada num sito de particular relevância, dentro da foz do rio Coina, a estação ferro-fluvial do Barreiro ganha o significado específico de ser a porta de entrada e saída da cidade e terminal da linha do sul, fazendo ligação ferroviária com o sul do país e a ligação fluvial com Lisboa. Foi por este motivo o lugar de passagem de todos os ciclos migratórios que se deram desde do final do século XIX até ao fim da era industrial. Este trabalho tem como principal foco a importância do caminho-de-ferro na história da cidade, simbolizado pelo seu vasto património industrial, sendo a estação ferro-fluvial o seu marco de maior importância.ABSTRACT: Since old times, Barreiro established itself as a pole for proto-industrial and industrial activities. The technical and cultural knowledge constitutes a characterizing part of the man of this place. However, the advent of industrialization carries with it great transformations, in all levels of society, in a way and speed never seen before. The principal mean for this phenomenon was the arrival of the train. Invention of architects and engineers, molded by their craving for modernity, characteristic of the nineteen century, the stations became at this time places of great importance. Places consecrated to the cult of an urban dynamic between the unification of the hour imposed by the train, and the boarding and landing of people and goods at a frantic speed. Shortening distances and altering the relationship between space and time. They became symbols of the new age, symbols of a society in industrial development, cosmopolitan, fascinated by the iron and glass architecture, and by the idea of progress. Located in a place of particular relevance, inside the outfall of the river Coina, the Barreiro Railway-Waterway Station gains a specific meaning: it's the main entrance to the city and the South Line terminal. For this reason, it was the passing point of many migration cycles that occurred from the end of the nineteen century until the end of the Industrial Age. The work presented here has as its main focus the importance of the railways in the history of the city, symbolized by its vast industrial patrimony, being the old Railway-Waterway Station its greatest mark.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaLoução, Maria Dulce Costa de CamposMoreira, Maria da Graça dos Santos Antunes, coorientadoraRepositório da Universidade de LisboaMealha, Tiago Lopes2018-05-16T10:10:53Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15412TID:201898969porMEALHA, Tiago Lopes - Foz da saudade : reabilitação da estação Ferro-Fluvial do Barreiro. - Lisboa : FA, 2017. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:04.975196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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