ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Emília
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Rosina, Ferreira, Cristina, Mendes, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43525
Resumo: qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo.
id RCAP_8d1405ff9b1a1cb1258310c0c771c79f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTESestilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes.qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo.ISPGAYARepositório ComumMartins, EmíliaFernandes, RosinaFerreira, CristinaMendes, F.2023-02-01T15:37:09Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43525porMartins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., & Mendes, F. (2022).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.395037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
title ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
spellingShingle ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Martins, Emília
estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes.
title_short ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
title_full ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
title_fullStr ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
title_full_unstemmed ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
title_sort ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
author Martins, Emília
author_facet Martins, Emília
Fernandes, Rosina
Ferreira, Cristina
Mendes, F.
author_role author
author2 Fernandes, Rosina
Ferreira, Cristina
Mendes, F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Emília
Fernandes, Rosina
Ferreira, Cristina
Mendes, F.
dc.subject.por.fl_str_mv estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes.
topic estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes.
description qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
2022-12-31T00:00:00Z
2023-02-01T15:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43525
url http://hdl.handle.net/10400.26/43525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., & Mendes, F. (2022).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550729181659136