ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43525 |
Resumo: | qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo. |
id |
RCAP_8d1405ff9b1a1cb1258310c0c771c79f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTESestilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes.qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo.ISPGAYARepositório ComumMartins, EmíliaFernandes, RosinaFerreira, CristinaMendes, F.2023-02-01T15:37:09Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43525porMartins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., & Mendes, F. (2022).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.395037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
title |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
spellingShingle |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES Martins, Emília estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes. |
title_short |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
title_full |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
title_fullStr |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
title_full_unstemmed |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
title_sort |
ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
author |
Martins, Emília |
author_facet |
Martins, Emília Fernandes, Rosina Ferreira, Cristina Mendes, F. |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Rosina Ferreira, Cristina Mendes, F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Emília Fernandes, Rosina Ferreira, Cristina Mendes, F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes. |
topic |
estilos parentais; bem-estar emocional; autoestima; crianças/adolescentes. |
description |
qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 2022-12-31T00:00:00Z 2023-02-01T15:37:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, E., Fernandes, R., Ferreira, C., & Mendes, F. (2022). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550729181659136 |