Modelo matemático para otimizar a localização de aeronaves para combate a incêndios florestais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/106859 https://doi.org/10.5902/1980509833185 |
Resumo: | Os incêndios florestais são uma preocupação crescente e uma ameaça constante aos seres humanos, às florestas e aos seus ecossistemas. Com as alterações climáticas há um aumento na suscetibilidade de incêndios florestais, com maior probabilidade de serem mais frequentes e alcançarem maiores dimensões. A sustentabilidade da floresta, como bem estratégico de um país, requer o planeamento e gestão de forças de proteção e socorro que possam defender eficientemente a floresta, mas também a população e o meio ambiente. Em particular, as ações iniciais de combate a incêndios são cruciais para extinguir as ocorrências em um curto espaço de tempo, enquanto são de pequenas dimensões, mas o seu sucesso depende de vários fatores, incluindo as características das aeronaves e a sua distância até aos locais de incêndio. Portanto, é imprescindível que esses recursos estejam estrategicamente localizados. Este trabalho pretende desenvolver um modelo matemático de otimização para a localização de aeronaves de combate a incêndios florestais. O modelo visa encontrar uma solução para a localização das diferentes aeronaves que maximizem a cobertura de acordo com os níveis de perigosidade de incêndio das diferentes áreas de uma região. O modelo é resolvido através de métodos gerais de resolução providenciados pelo software comercial FICO Xpress. A sua potencial aplicabilidade é validada através da apresentação detalhada de um estudo de caso de Portugal. |
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Modelo matemático para otimizar a localização de aeronaves para combate a incêndios florestaisMathematical model to optimize the location of aircraft for wildfire combatModelo de otimizaçãoFogosCombate aéreoOptimization modelForest firesAerial firefightingOs incêndios florestais são uma preocupação crescente e uma ameaça constante aos seres humanos, às florestas e aos seus ecossistemas. Com as alterações climáticas há um aumento na suscetibilidade de incêndios florestais, com maior probabilidade de serem mais frequentes e alcançarem maiores dimensões. A sustentabilidade da floresta, como bem estratégico de um país, requer o planeamento e gestão de forças de proteção e socorro que possam defender eficientemente a floresta, mas também a população e o meio ambiente. Em particular, as ações iniciais de combate a incêndios são cruciais para extinguir as ocorrências em um curto espaço de tempo, enquanto são de pequenas dimensões, mas o seu sucesso depende de vários fatores, incluindo as características das aeronaves e a sua distância até aos locais de incêndio. Portanto, é imprescindível que esses recursos estejam estrategicamente localizados. Este trabalho pretende desenvolver um modelo matemático de otimização para a localização de aeronaves de combate a incêndios florestais. O modelo visa encontrar uma solução para a localização das diferentes aeronaves que maximizem a cobertura de acordo com os níveis de perigosidade de incêndio das diferentes áreas de uma região. O modelo é resolvido através de métodos gerais de resolução providenciados pelo software comercial FICO Xpress. A sua potencial aplicabilidade é validada através da apresentação detalhada de um estudo de caso de Portugal.Forest fires are a growing concern and a constant threat to humans, to forests and to their ecosystems. Along with climate change there is an increase in the susceptibility of wildfires, with a higher likelihood of them being more frequent and reaching larger dimensions. The sustainability of the forests, as strategic assets of a country, requires the planning and management of protection and relief forces that can efficiently defend the forest, but also the population and the environment. In particular, the initial firefighting actions are crucial to extinguish the occurrences in a short time while they are of small dimensions. But their success depends on several factors, including the aircraft characteristics and their distance to the fire locations. Therefore, it is imperative that these resources are strategically located. This work intends to develop a mathematical optimization model for the location of aircraft for wildfire combat. The model aims to find a solution for the location of the different aircraft that maximize the coverage according to the fire hazard levels of the different areas within a region. The model is solved through general resolution methods provided by FICO Xpress commercial software. Its potential applicability is validated through the detailed presentation of a case s tudy from Portugal.Universidade Federal de Santa Maria - Editora Central de Periódicos da UFSM2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/106859http://hdl.handle.net/10316/106859https://doi.org/10.5902/1980509833185por1980-50980103-9954Zeferino, João António DuarteRosa, Ricardo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T10:28:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/106859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:15.358616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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