Análise da utilização de mecanismos de mobilidade suave no acesso à FCUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamy, Afonso Miguel Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58950
Resumo: Tese de mestrado, Engenharia da Energia e Ambiente, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
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spelling Análise da utilização de mecanismos de mobilidade suave no acesso à FCULCampus SustentávelMobilidadeModos de Mobilidade SuaveMonitorizaçãoLaboratório VivoTeses de mestrado - 2023Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e EnergiaTese de mestrado, Engenharia da Energia e Ambiente, 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA mobilidade suave, caracteriza-se pelo seu baixo impacto ambiental e por ser uma opção viável para o acesso à rede de transportes públicos. Esta dissertação teve como objetivo diagnosticar a utilização de bicicletas e trotinetas, por parte dos membros da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Apresentava como perguntas de investigação, qual a frequência de utilização de bicicletas e trotinetas diariamente na FCUL e que tipo de arquitetura de monitorização utilizar. O método de análise, partiu da identificação da localização das docas de estacionamento de bicicletas e trotinetas no campus da FCUL e na sua proximidade. De seguida, procurou-se selecionar o equipamento de monitorização e definir a localização dos postos de monitorização, para se efetuar as contagens das entradas e saídas das bicicletas e trotinetas. Assumindo que os utilizadores mantêm o comportamento de mobilidade, no período letivo, estimou-se que diariamente entram 161 bicicletas, 11 trotinetas por dia na FCUL e na época de exames, 99 bicicletas, 11 trotinetas. Verificando-se uma preferência pela utilização de bicicletas. Também se verificou um aumento de cerca de 20% da utilização médiade bicicletas GIRA (bicicletas partilhadas da cidade de Lisboa) entre 2020 e 2022. Este aumento expressivo e o facto das bicicletas GIRA representarem mais de 75% dos modos de mobilidade suave contados, sugere que a instalação de duas novas docas de estacionamento GIRA junto ao perímetro da FCUL estimulou a utilização deste meio de transporte entre os membros desta comunidade universitária. Analisando o número de acessos wireless diários, por dispositivos de uso pessoal, à rede Wi-Fi local (eduroam), assumindo que na sua maioria, os frequentadores da FCUL são utilizadores da rede local. Calculou-se que para o período letivo, 8% dos frequentadores optaram por deslocar-se até à FCUL utilizando um mecanismo de mobilidade suave e 9%, durante a época de exames.Soft mobility is characterized by its low environmental impact and by being a viable option for accessing the public transport network. This dissertation aimed to diagnose the use of bicycles and scooters by members of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (FCUL). It presented as research questions, what is the frequency of daily use of bicycles and scooters at FCUL and what type of monitoring architecture to use. The analysis method started by identifying the location of bicycle and scooter parking docks at and near the FCUL campus. Next, the monitoring equipment was selected, and the location of the monitoring stations were defined, in order to count the entries and exits of bicycles and scooters. Assuming that the users maintain their mobility behavior, during the school period, it was estimated that 161 bicycles and 11 scooters enter FCUL daily and, during the exams season, 99 bicycles and 11 scooters enter FCUL daily. There was a preference for the use of bicycles. There was also an increase of about 20% in the average use of GIRA bicycles (shared bicycles of the city of Lisbon) between 2020 and 2022. This significant increase and the fact that GIRA bicycles represent more than 75% of the soft mobility modes counted, suggests that the installation of two new GIRA parking docks near the FCUL perimeter has stimulated the use of this means of transport among members of this university community. Analyzing the number of daily wireless accesses, by personal use devices, to the local Wi-Fi network (eduroam), assuming that most FCUL frequenters are users of the local network. It was calculated that for the academic period 8% of those attending the FCUL chose to go to the FCUL using a soft mobility mechanism and 9% during the exam season.Silva, José Almeida, 1973-Pera, David Miguel RodriguesRepositório da Universidade de LisboaLamy, Afonso Miguel Gonçalves2023-08-22T09:11:22Z202320222023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:01.241128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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