Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48792 |
Resumo: | A resolução de problemas de escalas de trabalho é uma tarefa complexa, mas incontornável, em muitas organizações. Esta complexidade ocorre sobretudo em empresas que laboram em regime de turnos; e decorre, em grande parte, do esforço de cumprimento de todas as regulamentações laborais a que a empresa esteja sujeita, quer por via das leis, quer por via de acordos com os colaboradores. Por um lado, a empresa pretende ver cobertas as suas necessidades laborais; por outro, os trabalhadores procuram horários que melhor os satisfaçam. Apesar dos avanços significativos dos meios tecnológicos, um grande número de empresas resolve este tipo de problemas de forma manual. O presente projeto apresenta uma aplicação computacional com base em formulações em programação linear inteira, que permite construir e afetar escalas de trabalho para o grupo de assistentes clínicas da clínica dentária Delille. A aplicação é suportada em dois modelos matemáticos, incidindo num planeamento semanal. No primeiro, pretende-se determinar uma afetação de assistentes (de forma indiferenciada) a um conjunto de horários pré-definidos, procurando cobrir o número de consultas previstas, minimizando os incumprimentos e maximizando a satisfação da responsável na clínica por este processo. No segundo modelo, pretende-se afetar as assistentes (de forma individualizada) aos horários determinados na fase anterior, procurando desta vez maximizar a satisfação (preferências) das assistentes. Com a aplicação aqui desenvolvida, a clínica Delille obtém uma ferramenta capaz de responder de forma automática aos problemas de escalas de trabalho colocados numa qualquer semana de funcionamento da clínica, de acordo com os requisitos operacionais que se coloquem nessa semana. Este processo automático, reduz significativamente o tempo despendido para a criação de escalas, proporcionando respostas ótimas para cada cenário colocado e eventuais cenários de contingência, trazendo maior controlo e assertividade a todo o processo de tomada de decisão. Para exemplificar o funcionamento prático da aplicação, são apresentados um conjunto de cenários que decorrem de uma proposta inicialmente colocada pela clínica, cenários associados ao plano de funcionamento atual e cenários de contingência |
id |
RCAP_8d20955ae4458d8603d81eee71b2bd41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário DelilleEscalas de trabalhoTurnos de trabalhoPreferências de horários laboraisProgramação linear inteiraA resolução de problemas de escalas de trabalho é uma tarefa complexa, mas incontornável, em muitas organizações. Esta complexidade ocorre sobretudo em empresas que laboram em regime de turnos; e decorre, em grande parte, do esforço de cumprimento de todas as regulamentações laborais a que a empresa esteja sujeita, quer por via das leis, quer por via de acordos com os colaboradores. Por um lado, a empresa pretende ver cobertas as suas necessidades laborais; por outro, os trabalhadores procuram horários que melhor os satisfaçam. Apesar dos avanços significativos dos meios tecnológicos, um grande número de empresas resolve este tipo de problemas de forma manual. O presente projeto apresenta uma aplicação computacional com base em formulações em programação linear inteira, que permite construir e afetar escalas de trabalho para o grupo de assistentes clínicas da clínica dentária Delille. A aplicação é suportada em dois modelos matemáticos, incidindo num planeamento semanal. No primeiro, pretende-se determinar uma afetação de assistentes (de forma indiferenciada) a um conjunto de horários pré-definidos, procurando cobrir o número de consultas previstas, minimizando os incumprimentos e maximizando a satisfação da responsável na clínica por este processo. No segundo modelo, pretende-se afetar as assistentes (de forma individualizada) aos horários determinados na fase anterior, procurando desta vez maximizar a satisfação (preferências) das assistentes. Com a aplicação aqui desenvolvida, a clínica Delille obtém uma ferramenta capaz de responder de forma automática aos problemas de escalas de trabalho colocados numa qualquer semana de funcionamento da clínica, de acordo com os requisitos operacionais que se coloquem nessa semana. Este processo automático, reduz significativamente o tempo despendido para a criação de escalas, proporcionando respostas ótimas para cada cenário colocado e eventuais cenários de contingência, trazendo maior controlo e assertividade a todo o processo de tomada de decisão. Para exemplificar o funcionamento prático da aplicação, são apresentados um conjunto de cenários que decorrem de uma proposta inicialmente colocada pela clínica, cenários associados ao plano de funcionamento atual e cenários de contingênciaMartins, Pedro João CoimbraRibeiro, António Rui TrigoRepositório ComumGaspar, Ivo José Silva2024-01-10T11:57:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48792TID:203459377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:15:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:50.649208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
title |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
spellingShingle |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille Gaspar, Ivo José Silva Escalas de trabalho Turnos de trabalho Preferências de horários laborais Programação linear inteira |
title_short |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
title_full |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
title_fullStr |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
title_full_unstemmed |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
title_sort |
Otimização de escalas de trabalho para assistentes da Clínica Dentário Delille |
author |
Gaspar, Ivo José Silva |
author_facet |
Gaspar, Ivo José Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Pedro João Coimbra Ribeiro, António Rui Trigo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Ivo José Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escalas de trabalho Turnos de trabalho Preferências de horários laborais Programação linear inteira |
topic |
Escalas de trabalho Turnos de trabalho Preferências de horários laborais Programação linear inteira |
description |
A resolução de problemas de escalas de trabalho é uma tarefa complexa, mas incontornável, em muitas organizações. Esta complexidade ocorre sobretudo em empresas que laboram em regime de turnos; e decorre, em grande parte, do esforço de cumprimento de todas as regulamentações laborais a que a empresa esteja sujeita, quer por via das leis, quer por via de acordos com os colaboradores. Por um lado, a empresa pretende ver cobertas as suas necessidades laborais; por outro, os trabalhadores procuram horários que melhor os satisfaçam. Apesar dos avanços significativos dos meios tecnológicos, um grande número de empresas resolve este tipo de problemas de forma manual. O presente projeto apresenta uma aplicação computacional com base em formulações em programação linear inteira, que permite construir e afetar escalas de trabalho para o grupo de assistentes clínicas da clínica dentária Delille. A aplicação é suportada em dois modelos matemáticos, incidindo num planeamento semanal. No primeiro, pretende-se determinar uma afetação de assistentes (de forma indiferenciada) a um conjunto de horários pré-definidos, procurando cobrir o número de consultas previstas, minimizando os incumprimentos e maximizando a satisfação da responsável na clínica por este processo. No segundo modelo, pretende-se afetar as assistentes (de forma individualizada) aos horários determinados na fase anterior, procurando desta vez maximizar a satisfação (preferências) das assistentes. Com a aplicação aqui desenvolvida, a clínica Delille obtém uma ferramenta capaz de responder de forma automática aos problemas de escalas de trabalho colocados numa qualquer semana de funcionamento da clínica, de acordo com os requisitos operacionais que se coloquem nessa semana. Este processo automático, reduz significativamente o tempo despendido para a criação de escalas, proporcionando respostas ótimas para cada cenário colocado e eventuais cenários de contingência, trazendo maior controlo e assertividade a todo o processo de tomada de decisão. Para exemplificar o funcionamento prático da aplicação, são apresentados um conjunto de cenários que decorrem de uma proposta inicialmente colocada pela clínica, cenários associados ao plano de funcionamento atual e cenários de contingência |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-10T11:57:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48792 TID:203459377 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48792 |
identifier_str_mv |
TID:203459377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136833661042688 |