Percurso rumo à segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem especializados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Cristina Cotas Martins dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36893
Resumo: O presente Relatório de Estágio resultou de um percurso rumo à aquisição de competências especializadas, no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica, nos contextos de estágio do Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos Coronários, nos períodos compreendidos de 31 de Janeiro a 30 de Abril de 2021 e de 3 de Maio a 25 de Junho de 2021, respetivamente. Este documento foi estruturado em seis capítulos e nove subcapítulos. O segundo capítulo narrou as competências adquiridas no estágio do segundo semestre, ao qual se seguiu a contextualização dos locais de estágio do terceiro semestre. O quarto e quinto capítulos dividiram-se em subcapítulos, nos quais se relatou o percurso realizado e se descreveu o processo de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas nos locais de estágio, tendo por base, os objetivos traçados no Projeto de Estágio e as atividades implementadas para a sua execução. Foram também identificadas situações-problema, nas quais se procurou intervir através de sugestões de melhoria e estratégias de resolução, com base na melhor evidência científica. A opção metodológica recaiu na metodologia descritiva, analítico-reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica de bases de dados científicas, no plano de estudos do curso e nas oportunidades de aprendizagem durante os estágios. A informação foi organizada a partir dos domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. No domínio da Responsabilidade Ética e Legal, destacou-se a humanização de cuidados, a privacidade e dignidade da pessoa e a segurança dos cuidados. Na Melhoria Contínua da Qualidade, foram evidenciadas estratégias de melhoria para cuidados de enfermagem de qualidade, tendo sido identificada enquanto situação problema e oportunidade de resolução, a intervenção na gestão do risco de queda no serviço de urgência, através de uma ação de formação em serviço. No âmbito da Gestão de Cuidados, foram identificadas as estratégias usadas na gestão de recursos humanos e a importância da liderança no ambiente de prática profissional. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais levou ao aprofundamento de conhecimentos na atuação do enfermeiro perante a pessoa em situação crítica em diversos contextos, e à descoberta da importância da intervenção especializada. Na unidade de cuidados intensivos coronários, foi identificada enquanto situação problema e oportunidade de melhoria a intervenção na gestão e tratamento da Diabetes Mellitus, com recurso às novas tecnologias, através uma ação de formação em serviço. Neste contexto de estágio, foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, sobre a variabilidade glicémica associada à Síndrome Coronária Aguda. No percurso rumo à aquisição e desenvolvimento de competências especializadas específicas, foram aprofundados conhecimentos sobre: técnicas de comunicação, abordagem perante uma catástrofe e as práticas usadas para a prevenção e controlo de infeção. Conclui-se que este percurso foi um processo de aprendizagem contínuo, que levou ao desenvolvimento de habilidades e competências especializadas na pessoa em situação crítica, rumo à excelência da qualidade dos cuidados, com impacto na cultura de segurança.
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O segundo capítulo narrou as competências adquiridas no estágio do segundo semestre, ao qual se seguiu a contextualização dos locais de estágio do terceiro semestre. O quarto e quinto capítulos dividiram-se em subcapítulos, nos quais se relatou o percurso realizado e se descreveu o processo de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas nos locais de estágio, tendo por base, os objetivos traçados no Projeto de Estágio e as atividades implementadas para a sua execução. Foram também identificadas situações-problema, nas quais se procurou intervir através de sugestões de melhoria e estratégias de resolução, com base na melhor evidência científica. A opção metodológica recaiu na metodologia descritiva, analítico-reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica de bases de dados científicas, no plano de estudos do curso e nas oportunidades de aprendizagem durante os estágios. A informação foi organizada a partir dos domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. No domínio da Responsabilidade Ética e Legal, destacou-se a humanização de cuidados, a privacidade e dignidade da pessoa e a segurança dos cuidados. Na Melhoria Contínua da Qualidade, foram evidenciadas estratégias de melhoria para cuidados de enfermagem de qualidade, tendo sido identificada enquanto situação problema e oportunidade de resolução, a intervenção na gestão do risco de queda no serviço de urgência, através de uma ação de formação em serviço. No âmbito da Gestão de Cuidados, foram identificadas as estratégias usadas na gestão de recursos humanos e a importância da liderança no ambiente de prática profissional. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais levou ao aprofundamento de conhecimentos na atuação do enfermeiro perante a pessoa em situação crítica em diversos contextos, e à descoberta da importância da intervenção especializada. Na unidade de cuidados intensivos coronários, foi identificada enquanto situação problema e oportunidade de melhoria a intervenção na gestão e tratamento da Diabetes Mellitus, com recurso às novas tecnologias, através uma ação de formação em serviço. Neste contexto de estágio, foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, sobre a variabilidade glicémica associada à Síndrome Coronária Aguda. No percurso rumo à aquisição e desenvolvimento de competências especializadas específicas, foram aprofundados conhecimentos sobre: técnicas de comunicação, abordagem perante uma catástrofe e as práticas usadas para a prevenção e controlo de infeção. Conclui-se que este percurso foi um processo de aprendizagem contínuo, que levou ao desenvolvimento de habilidades e competências especializadas na pessoa em situação crítica, rumo à excelência da qualidade dos cuidados, com impacto na cultura de segurança.This Internship Report resulted from a journey towards the acquisition of specialized skills, under the 13th Master's Course in Nursing with Specialization in Medical- Surgical Nursing, in the area of Nursing for the person in critical situation, in the contexts of the Emergency Service and Coronary Intensive Care Unit internship, between January 31st and April 30th, 2021 and May 3rd and June 25th, 2021, respectively. This document is divided into six chapters and nine subchapters. The second chapter refers to the skill set acquired on the internship from the second semester, followed by the locations’context of the third semester. The fourth and fifth chapters were divided into subchapters, where the traced path and the development and acquisition of specialized skills, in every intership location, were described, taking in to account the predetermined objectives of the Internship Project and its implemented activities. Problem-situations were also identified, in which an attempt was made to intervene through suggestions for improvement and resolution strategies, based on the best scientific evidence. The methodological choice fell on descriptive, analytical-reflective methodology, supported by bibliographic research of scientific databases, the course's syllabus and learning opportunities during internships. The information was organized from the domains of common competences of the Specialist Nurse and the specific competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of nursing for persons in critical situation. In the field of Ethical and Legal Responsibility, the humanization of care, the privacy and dignity of the person and the safety of care were highlighted. In Continuous Quality Improvement, the improvement of strategies were highlighted for quality nursing care, having been identified as a problem-situation and opportunity for resolution, the intervention in the management of the risk of emergency room falls, through a training action in service. Within the scope of Care Management, the strategies used in the management of human resources and the importance of leadership in the professional practice environment were identified. The Development of Professional Learning led to the deepening of knowledge in the nurses’ role in relation to people in critical situations in different contexts and to the discovery of the importance of specialized intervention. In the coronary intensive care unit, the intervention in the management and treatment of Diabetes Mellitus, using new technologies, through a training action in service, was identified as a problem-situation and opportunity for improvement. In this internship context, an integrative literature review was also carried out on the glycemic variability associated with Acute Coronary Syndrome. On the path towards the acquisition and development of specific specialized skills, knowledge was deepened on: communication techniques, approach to disasters and the practices used for the prevention and control of infection. It is concluded that this path was a continuous learning process, which led to the development of specialized skills and competences in the person in a critical situation, towards excellence in the quality of care, with an impact on the safety culture.Penaforte, Maria Helena de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Tânia Cristina Cotas Martins dos2023-03-04T01:30:22Z2021-11-232021-102021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36893TID:202892026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:59.855784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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