Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11540 |
Resumo: | A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde. |
id |
RCAP_8d2d790bac7b647ac405bd692410ae31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da SaúdeEnsinoavaliaçãoaprendizagemensino superiorA investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde.2014-10-06T16:10:27Z2014-10-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11540http://hdl.handle.net/10174/11540porBorralho, A.; Dias, R.; Cid, M. & Fialho, I.(2014).Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das ciências da saúde. In Membiela, P.; Casado & Cebreiros, M. I. Eds.). Investigaciones en el contexto universitario actual/Investigacións no contexto universitario actual, (pp.299-303). Ourense: Educación Editora978-84-15524-16-8DPEamab@uevora.ptraqueldias@uevora.pt,mcid@uevora.ptifialho@uevora.pt229Borralho, AntónioDias, RaquelCid, MaríliaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:09.148318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
title |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde Borralho, António Ensino avaliação aprendizagem ensino superior |
title_short |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
title_full |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
title_fullStr |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
title_full_unstemmed |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
title_sort |
Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Dias, Raquel Cid, Marília Fialho, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Raquel Cid, Marília Fialho, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Dias, Raquel Cid, Marília Fialho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino avaliação aprendizagem ensino superior |
topic |
Ensino avaliação aprendizagem ensino superior |
description |
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-06T16:10:27Z 2014-10-06 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11540 http://hdl.handle.net/10174/11540 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Borralho, A.; Dias, R.; Cid, M. & Fialho, I.(2014).Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das ciências da saúde. In Membiela, P.; Casado & Cebreiros, M. I. Eds.). Investigaciones en el contexto universitario actual/Investigacións no contexto universitario actual, (pp.299-303). Ourense: Educación Editora 978-84-15524-16-8 DPE amab@uevora.pt raqueldias@uevora.pt, mcid@uevora.pt ifialho@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136537078661120 |