A influência do conhecimento de formação na re(construção) identitária em enfermagem: contributos para um estudo de caso do desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Olga Joaquina Vaz Batista
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14697
Resumo: Este estudo centra-se na trajetória profissional dos enfermeiros e numa estratégia de formação continua em enfermagem - O Curso de Complemento de Formação, enquanto instância promotora da reorganização do "património' dos seus atores e, portante tributária da (ré)construção identitária. Numa primeira aproximação, centramo-nos no desocultar das trajectórias profissionais dos enfermeiros, pelo entendimento das suas representações e práticas, as quais são modeladas peles seus saberes e competências, num jogo contingencial e estratégico, estruturante das suas configurações ideológicas e identitárias. Numa segunda aproximação, procuramos saber do alcance da estratégia formativa, na (re)configuração de saberes e competências destes profissionais, bem como da sua consolidação e concretização na prática de cuidados, identificando os seus contributos convergentes e ou divergentes no desenho da matriz identitária dos atores em estudo. Os resultados sugerem que, face à (re)configuração dos saberes e competências emergentes do percurso formativa, os enfermeiros consolidam e vinculam-se tendencialmente na ideologia da profissionalização,ancorando o seu perfil identitário nos Neo -Profissionalistas. /**** Abstract - This study, is based on the professional pathway of the nurses and in a strategy of continuous formation in nursing - the formation complement course, as a promotional way of reorganization of the "patrimony" of their subjects and, therefore, a tribute to the (re) construction of the identity. In the first approach, we for used in unveiling the pathways of the nurses, through their representations and practices, whose au modelled by their knowledges and competences, in a contingent and strategie play, leading to a structure of their identity and ideological configurations. In the second approach, we tried to understand the scope of the formation strategy in the (re) configuration of the knowledges and competence of these professionals, as well as their consolidation in the caring, identifying their convergent and diverging contribution in designing the identity map of the subjects in the study. The results suggest that, in regard to the (re) configuration of knowledges and competences caring through the formation pathway, the nurses consolidate and mark in the professional ideology, anchoring their identity profile as Neo-Professionals.
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