Ghana`im em Alepo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16513 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Ghana`im em AlepoUm equipamento para a infância e para o conhecimentoAlepoEmergênciaSocialInfânciaMulherConhecimentoAleppoEmergencySocialChildhoodWomenKnowledgeDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O seu nome é Alepo. Um território manchado pelo conflito, onde os escombros são o contorno de um quadro de devastação, insalubridade e decadência. Num cenário Pós-Guerra, urge a necessidade de repensar a cidade e reabilitar a sociedade, iniciando-se a reflexão sobre o seu processo de reconstrução física e social. Assim, este é um trabalho que se remete para uma realidade complexa, contínua e interminável, e que se liga a variadas áreas de intervenção, necessárias ao desenvolvimento de uma proposta que restabeleça um quotidiano contextualizado com a sociedade que o pratica. Em pormenor, é selecionada a área da educação e proposto o desenvolvimento de um Equipamento de Ensino Básico, setorizado no público feminino. Conceptualmente, a escolha do desenvolvimento de um equipamento deste cariz (Escola Básica Feminina) marca, para além de um contributo arquitetónico na reconstrução física do território, uma intervenção social dotada de alguma ousadia e inovação, dado o facto de corresponder a uma rutura social e implementação de novos valores. Tal é justificado pela premissa de que até então as mulheres estão proibidas de exercer qualquer tipo de atividade intelectual e, portanto, estudar. Pretende-se assim clarificar, o ‘Papel Social’ que a arquitetura detém no seu exercício e na responsabilidade acrescida de contribuição com duplo sentido: formação de uma nova imagem da cidade e melhoramento do contexto social que nela habita. Contextualizada com a realidade local, surge o segundo conceito estudado, ‘Arquitetura de Emergência’, que se traduz na resposta rápida, não necessariamente imediata, à necessidade de abrigo ou habitação de caracter provisório, alvo para populações vítimas de catástrofes (naturais ou não), como é exemplo este conflito político-social. Compreende ainda, a utilização de materiais locais, de baixo custo e tecnologia, preferencialmente reutilizados. Forma-se assim, a primeira diretriz técnica na estratégia adotada para o delineamento da proposta. Por fim, o presente trabalho tem como objetivos a reflexão da vertente Social do exercício arquitetónico no melhoramento das dinâmicas humanas, e a aplicação de um conceito direcionado para a reutilização e procura de opções exequíveis num cenário resiliente, mas com baixas capacidades de reação à extrema necessidade de reconstrução, a "Arquitetura de Emergência".ABSTRACT: In a city destroyed by war, where the debris shape a scene of devastation, insalubrity and decay, arises the need to rethink the city, considering a post-war situation, and to begin the reconstruction process. This is a project that covers a complex, continuous and endless reality that connects with several intervention areas, which must be under the context of this society daily life. It is based in the education theme, targeting in a more specific level the female students. In a conceptual level an infrastructure of this nature (Female Primary School), gives not only an architectural contribution to the physical reconstruction of the territory, but also imprints a bold an innovative social intervention, disrupting the social rules with new values in a society where, until now, women were not allowed to exercise any intellectual activity, in this case studying. It is intended to clarify that architecture can have a social role and can contribute to the creation of a new image for a city and its social context. Under the actual situation of the city, a second concept must be studied, “Emergency Architecture”, which can be translated as the fast reply (but not immediate), to the need of shelter or temporary housing in case of a catastrophe, like a political/social conflict. It includes the use of local materials that can be low cost and low technology and preferably reusable. This is how the strategical line of thought of this project was created. Resuming, the project idea is to consider the importance of architecture in the improvement of human dynamics, using local means and options that work in a resilient scenario, while applying the concept of “Emergency Architecture”.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaAfonso, José Manuel dos SantosCrespo, José Luís Mourato, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaPombeiro, Ana Isabel Matias2018-12-17T16:21:54Z2018-03-222018-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16513TID:201947870porPOMBEIRO, Ana Isabel Matias - Ghana`im em Alepo : um equipamento para a infância e para o conhecimento.- Lisboa:FAM 2018. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:54.363999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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