Os cinemas em Angola nas décadas de 60 e 70 do séc. XX : de um passado para um futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Yolana Ariel Azevedo de, 1995
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4667
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
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spelling Os cinemas em Angola nas décadas de 60 e 70 do séc. XX : de um passado para um futuroCinemas - AngolaMovimento moderno (Arquitectura) - AngolaCine Atlântico (Luanda, Angola)Cine Flamingo (Lobito, Angola)Cine Estúdio (Moçâmedes, Angola)Angola - Edifícios, estruturas, etc.Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 25 de Julho de 2019A seguinte dissertação, incide no estudo dos cinemas, em geral, construídos em Angola entre a década de 1930 e 1970 do século XX. No entanto, é dado maior enfâse às salas projetadas a partir dos anos de 1960, período em que a tipologia do cine-esplanada tem grande repercussão no país. Deste modo, foi realizada uma investigação em como estes tipo de equipamento foi importante e determinante nas várias fases – não apenas na área da arquitetura, mas também na política, na economia e na sociologia – pelo qual o país atravessou. Assim, é necessário entender o contexto anterior e durante a construção destas salas de cinema – nomeadamente, as dificuldades impostas pelo regime do Estado Novo e as circunstâncias do surgimento de um “Moderno Tropical” –, de forma a demonstrar como a estrutura destes cinemas foi evoluindo, bem como a sua função, numa sociedade colonial e pré-independente. Igualmente, será importante explanar as duas tipologias de cinemas exploradas neste país: a tipologia fechada e a tipologia aberta. Serão apresentados três casos de estudo – dois cinemas do tipo aberto e um cinema do tipo fechado – localizados em três cidades diferentes angolanas: o Cine Atlântico (1966), em Luanda; o Cine Flamingo (1963), no Lobito; e o Cine Estúdio (c. 1970), em Moçâmedes. Por fim, será feito um enquadramento atual destes, sendo apresentado o resultado de um processo de leitura de cada cinema estudado. Uma das principais questões será demonstrar que estas estruturas, hoje expectantes, podem ser reutilizadas e inseridas num contexto contemporâneo. Sem apresentar uma solução absoluta, a presente dissertação tenciona exaltar as características originais destes cinemas.The following dissertation focuses on the study of cinemas built in Angola between the 60s and 70s of the 20th century. However, it’s given more emphasis to the cinemas projected from 1960, period which “cine-esplanadas” typology had great repercussion in the country. Thus, an investigation was made into how these types of equipment were important and determinant in many different phases – not only in architecture, but also in politics, economics and sociology – that this country went through. So, it is necessary to understand the previous context and during the construction of these – in particular the difficulties imposed by the Estado Novo regime and the circumstances of the emergence of a "Tropical Modern" –, in order to demonstrate how the structure of these cinemas evolved, as well as its function in a colonial and pre-independent society. Likewise, it will be important to explain the two typologies of cinemas explored in this country: the closed and the open typology. Three case studies – two open cinemas and one closed cinema – will be presented in three different cities of Angola: the Cine Atlântico (1966) in Luanda; the Cine Flamingo (1963) in Lobito; and the Cine Estúdio (c. 1970) in Moçâmedes. Finally, a current framework of these will be done, presenting the result of a Reading process of each cinema studied. Demonstrate how these expectant structures can be reused and inserted in a contemporary context. One of the main issues will be to demonstrate that these structures, nowadays expectant, can be reused and inserted in a contemporary context. Without presenting “the solution”, the present dissertation intends to exalt the original characteristics of these cinemas.2019-08-13T11:35:22Z2019-08-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4667http://hdl.handle.net/11067/4667TID:202275809porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Yolana Ariel Azevedo de, 1995reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:01Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:02.139224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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